FORTE APACHE / Fort Apache



"Fort Apache"
Western
EUA, 1948
Realização: John Ford
Actores: John Wayne, Henry Fonda, Shirley Temple, Ward Bond, John Agar, George O'Brien, Victor McLaglen, Pedro Armendariz
P/B
127 minutos


O primeiro filme da 'trilogia cavaleira', consagrada aos feitos de armas da cavalaria americana durante as guerras contra as diversas nações índias.

O filme do grande duelo entre Wayne e Fonda, divergentes na forma de conduzir as operações, mas unidos no espírito de corpo, no apelo às leis da grande família militar.

Fonda é o comandante do forte, que conduz os seus cavaleiros para uma emboscada, da qual poucos sobrevivem. Wayne é o oficial que acaba por pegar na herança de Fonda, mantendo as tradições, para lá de uma derrota, transformada (os 'factos' e as 'lendas' de Ford) em sacrifício glorioso, cimentando a unidade do corpo.

A história aqui narrada é remotamente baseada na famosa batalha de Little Big Horn, onde o general Custer foi derrotado e as suas tropas integralmente liquidadas.

Trailer

A minha classificação: 8/10

5 comentários:

Anónimo disse...

(A partir de agora os meus comentários vão ser sempre assim xDD):
HENRY FONDA! HENRY FONDA! =D =D

Beijinho*

Red Dust disse...

Isto é que é uma fã 'à séria'. :)

E tens algum filme preferido com Henry Fonda?

Beijinho.

spring disse...

Este é um dos grandes filmes do "ciclo da cavalaria", onde a lucidez e a loucura estão em confronto terminando por esse massacre final, em que Fonda não desiste da sua forma de ver a guerra. Dos três filmes do chamado "ciclo da cavalaria" o nosso favorito continua a ser "OS Dominadores".
Abraço cinéfilo
paula e rui lima

Isabela disse...

ADORO esse filme! Vi a muito tempo, e nucna tive a chance de reve-lo mas gosto bastante.

Red Dust disse...

Paula e Rui: desses três filmes, o meu preferido é mesmo 'Forte Apache'. Se alargarmos as preferências a John Ford, elegeria 'As Vinhas Da Ira'. Curiosamente também com Henry Fonda.

Isabela: outro bom filme do homem que dizia ser a sua profissão fazer westerns.

Boa noite para todos!!!!! :)

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...