O FIEL JARDINEIRO / The Constant Gardener



"The Constant Gardener"
Drama
Alemanha/Grã-Bretanha, 2005
Realização: Fernando Meirelles
Actores: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston, Bill Nighy, Pete Postlethwaite
Cor
129 minutos


Numa zona remota do Quénia, a activista Tessa Quayle é brutalmente assassinada e o seu companheiro de viagem, um médico local, desaparece.

Tudo indica tratar-se de um crime passional. Mas Justin Quayle, o marido de Tessa, não se conforma e embarca numa perigosa odisseia. Uma viagem que o levará aos meandros da poderosa indústria farmacêutica e às terríveis verdades que a mulher estava à beira de revelar.

Trailer

A minha classificação: 8/10

14 comentários:

Unknown disse...

Apesar do filme ter sido aclamado aquando do seu lançamento considero que o livro é infinitamente superior.

7/10

Marta disse...

Gostei muito do filme.
Uma boa narrativa e excelentes interpretações. Todo o enredo contado de uma forma muito intensa, sem grandes falhas. Consegue juntar uma história de amor com um thriller político completamente real, de uma forma muito sobria e inteligente.
Foi, quanto a mim, um dos melhores filmes desse ano.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Considero isso como uma falha minha, ainda não o vi. Um dia... :)
Já agora, eu andei longe, mas como sou uma leitora assídua, fiz questão de ver sempre as tuas actualizações atraves do meu tlm :) não sei se já experimentaste, o teu blog fica bem giro :)
Eu bem tentei comentar, mas não atinava com aquilo :D

Beijo grande *

Anónimo disse...

Eu acho muito difícil comparar um livro a um filme pq normalmente a gente vai achar o livro melhor, o cinema é uma arte restrita onde você vê o que está acontedendo e não pode viajar naquilo... Acho o filme Jardineiro Fiel um dos melhores de todos os tempos, e tenho muito orgulho de ser um diretor brasileiro que o dirige...

Pedro Henrique Gomes disse...

Ótimo filme do Fernando Meirelles.

Abraço!!!

Robson Saldanha disse...

Acho que Fernando Meirelles sabe escolher o que faz vide seu trabalho em Cidade de Deus o que margem pra que o cinema de hollywood e mundial o aproveitasse. Com esse filme não é diferente, é maravilhoso!

Cecilia Barroso disse...

Esse filme é maravilhoso mesmo. Meirelles sabe muito bem o que está fazendo e tem uma noção visual impecável.

Rodrigo Fernandes disse...

ótimo filme... hehe, já ía reclamar que vc tinha errado o noem do filme, aí lembrei que tu falas de Portugal, hehehe... quase cometo uma gafe aqui...rs
abraços!!!

Red Dust disse...

Fifeco: não li o livro, embora seja sempre complicado fazer comparações entre a leitura e a transposição para o cinema.

Marta: também é essa a minha opinião. Meirelles pegou bem num tema de difícil abordagem, conseguindo juntar-lhe a necessária dose de romantismo.

Ângela: vê que este filme é um valor seguro. Quanto ao telemóvel, bem... estou a sentir-me o rapaz da pedra lascada... :)

Cara da Locadora: e como é difícil chegar a Portugal algo (ou alguém) relacionado com o cinema do Brasil. Valha-nos, ao menos, que na música estamos muito mais a par do que tem acontecido por aí.

Pedro: concordo. :)

Robson: e esperemos que também tenha feito algo de bom com o livro de Saramago. Tem sido um realizador que não tem ido atrás de modas, optando pela originalidade e não por temas banais, dando também às histórias uma forte carga de emotividade. Isso agrada-me.

Cecilia: Meirelles 'jogou' muito bem com o ambiente europeu e africano. De um para o outro nunca se perdeu o impacto.

Rodrigo: já tem acontecido um outro erro nos títulos. Felizmente há sempre alguém atento para fazer a necessária correcção.

Tenham todos uma excelente segunda-feira!!!!!

Loot disse...

Lá está um livro é um livro e um filme é um filme, para adaptar um livro ao cinema é necessário fazer transformações e num livro a imaginação é o limite.

Não li o livro, mas o filme gostei muito e aborda o tema das farmacêuticas que para mim é muito interessante.

Abraço

Anónimo disse...

Amo esse filme. Não só fascinante em seu conteúdo, mas impressionante na forma com que é construído. Meirelles é um grande cineasta e esta, uma grande história de amor.

9/10

Ciao!

Red Dust disse...

looT: é complicado condensar livros, muitas vezes com centenas e centenas de páginas, em 90/120 minutos no cinema. A propósito de Meirelles e 'Blindness', Saramago já viu o filme (ainda não foi a montagem final) e pediu ao realizador para nada mudar. Ao que parece apenas o cão não é como o escritor imaginou.

Wally: é, realmente, um filme bem construído. E não é para todos pegar num tema deste calibre, para além da própria história que o acompanha. Muita coragem revelou Fernando Meirelles.

Tenham uma óptima terça-feira!!!!!

Loot disse...

Exactamente. Sobre o Blindness parece é que não fez furor em Cannes. Eu continuo cheio de curiosidade para o ver, mas quero ver se pego no livro primeiro.

Red Dust disse...

Quanto ao filme ainda vamos ter que esperar uns bons meses pela estreia, que está agendada para 13 de Novembro.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...