VOO 93 / United 93



"United 93"
Drama
França/Grã-Bretanha/EUA, 2006
Realização: Paul Greengrass
Actores: J. J. Johnson, Gary Commock, Polly Adams, Opal Alladin, Starla Benford, Trish Gates
Cor
111 minutos


Um dos primeiros filmes a abordar os acontecimentos do 11 de Setembro de 2001, quando os Estados Unidos foram atacados por diversas acções terroristas envolvendo quatro aviões desviados.

Seguem-se, sobretudo, os factos ocorridos no voo 93 da United Airlines, a partir de registos telefónicos dos passageiros e das gravações do piloto. Depois de tomado o avião, pelos terroristas, os passageiros e a tripulação decidem fazer-lhes frente, numa atitude de grande coragem, sabendo que a mesma lhes poderia custar a vida.

Trailer

A minha classificação: 8/10

11 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Esse é o filme do Paul Greengras que mais quero ver.

Abraço!

Uma curiosidade, qual time você torce?

Matheus Pannebecker disse...

O filme se sustenta basicamente na direção do Paul Greengrass e na montagem, o que já suficiente para tornar "Vôo United 93" excelente.
NOTA: 8.0

Anónimo disse...

Eu gostei muito do filme, aliás, acho que toda a gente o devia ver. Chocante, angustiante, "real". Em suma, muito bom!

Dá que pensar e obriga-nos a não esquecer...

Qualquer um de nós poderia ter estado naquele avião...

Red Dust disse...

Pedro: e recomendo. A mais que infeliz tragédia é conhecida de todos, mas o filme, na verdade, capta todos os momentos de tensão, ansiedade e dramatismo que aconteceram naquele fatídico 11 de Setembro.

Sou adepto de duas equipas: União de Leiria e Benfica. Esta temporada (só falta um jogo) foi completamente madrasta. O União desce à II e o Benfica corre sérios riscos de não ter lugar na Liga dos Campeões. E tu, Inter ou Grêmio?

Red Dust disse...

Matheus: claro que sim. Os acontecimentos centrais estão bem retratados. Mas, a história de todo aquele dia impressiona. Tantos dramas. Tanta tristeza. E em nome do quê?

free speaker: é um dia impossível de esquecer para várias gerações, seja de americanos ou não. Um dia trágico. Chocante é também ver as centenas de atentados que continuam por esse mundo fora. Só interessa matar inocentes em nome de uma qualquer religião. Infelizmente não será nestes próximos anos que todos estes 'interesses' abrem os olhos e conseguem ver que a esmagadora maioria das pessoas quer é viver em paz e sem problemas deste tipo.

Fiquem bem!!!!!

Anita disse...

Filme que retrata muito bem o quese deve ter passado naquele avião...triste...muito triste:(
bjinho

Red Dust disse...

E o que nós próprios sentiriamos numa situação daquelas, Anita?

Houve um aperto na segurança nos aeroportos, às tantas traduz-se em aborrecimentos para alguns, mas, quanto a mim, é um mal mais que necessário. Ninguém quer passar por toda aquela angústia.

Beijinho.

Hugo disse...

Uma tragédia retratada de modo extremamente realista, Greengrass é especialista nesse estilo, vide "Domingo Sangrento", outro filmaço.
Aqui parece que estamos presos juntos dos passageiros e tripulantes no avião, tamanho o crescente de tensão mostrado.

Abraço

Red Dust disse...

Hugo, a história por si própria é tensa naquele revirar constante de emoções. Greengrass teve o mérito de captar o fio condutor daquele dia, até mais do que o que se passou a bordo do United 93.

Abraço.

Peter Gunn disse...

Excelente filme... deixa-nos com aquele aperto na barriga em que não sabemos como havemos de reagir ao que estamos a ver e a sentir...

No final do filme parece que estivemos lá e que foi um milagre sairmos como vida... ficamos sem palavras.

Um abraço

Red Dust disse...

Completamente, Peter. É um autêntico murro no estômago o filme. Infelizmente continuamos a assistir, por esse mundo fora, a todo o tipo de atrocidades. É o poder, é a religião, existe sempre um qualquer motivo para justificar o injustificável...

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...