BATMAN - O INÍCIO / Batman Begins



"Batman Begins"
Ficção
EUA, 2005
Realização: Christopher Nolan
Actores: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Katie Holmes, Gary Oldman, Cillian Murphy, Tom Wilkinson, Rutger Hauer, Ken Watanabe, Morgan Freeman, Rade Sherbedgia
Cor
134 minutos


A criação da lenda do Cavaleiro das Trevas. O trajecto do jovem Bruce Wayne até se tornar em Batman.

Depois de presencear o assassinato dos seus pais, Bruce carrega consigo a culpa e a raiva por não ter feito algo para se vingar do cruel crime. Perdido e desiludido, parte pelo mundo, sujeitando-se a uma vida de pequenos expedientes, até que é resgatado por Ra's Al Ghul que o prepara, mentalmente e fisicamente, visando a justiça e a punição dos criminosos.

Porém, Ra's Al Ghul tem uma ideia diferente para Gotham City da de Bruce, que regressa, após sete anos de ausência, à sua cidade natal para a limpar de toda a corrupção.

Trailer

A minha classificação: 7/10

8 comentários:

Unknown disse...

Tenho que discordar contigo Red Dust. Não consigo acreditar que atribuíste uma nota superior ao Batman de 1988. Apesar de jack Nicholson ser incomparável, michael keaton não chega aos calcanhares de Christian Bale, assim como muitas outras interpretações são de qualidade superior.

Mas gostos são gostos.

Abraço

Red Dust disse...

Uma coisa faria: trocava Bale por Keaton, sem dúvida.

Não trocaria o universo criado por Burton pelo de Nolan.

Os vilões deste 'Batman Begins' estão a léguas de um Joker, um Pinguim ou uma Catwoman, apesar do esforço de Liam Neeson e da presença emblemática de Watanabe.

A angélica Katie Holmes também jamais conseguirá apagar a sensual Kim Basinger.

E, depois, temos um Gary Oldman a interpretar um polícia completamente patético. Não admira que Gotham City estivesse naquele estado... :)

Centrando-me apenas no filme, e deixando as comparações para trás: sensivelmente a parte até que Bruce chega à sua cidade está muito bem conseguida, apelativa e estimulante, afinal onde Bale mais teve que empregar o seu talento como actor. Quando se optou pelo puro espectáculo o filme ficou a perder. Já sem mais nada a acrescentar e previsível até ao fim.

Também existem algumas cenas incoerentes: tipo um bandido de menor categoria ao fim de dois segundos já estar a suar mesmo sem conhecer o Batman de lado algum ou Alfred ter conseguido atacar pelas costas alguém altamente preparado para todo o tipo de lutas e dissimulações.

Para finalizar, fiquei espantado como é que 'Batman Begins' ocupa o lugar 103 nas votações dos filmes de todos os tempos no IMDb.

Acaba, então, por ser um filme interessante, provavelmente com o melhor Batman (entre Keaton, Clooney, Kilmer e Bale), mas na parte da acção a opção foi de fogo de artificio que tinha que brilhar a todo o custo.

Abraço.

Unknown disse...

sim, eu concordo, sem qualquer dúvida, com bastantes pontos que tu mencionas como Holmes não chegar aos calcanhares de Basinger oo Oldman não ter personalidade nenhuma enquanto polícia. Mas tu estás a comparar um Batman de Nolan com dois Batmans de Burton. E a disparidade de notas entre Batman e Batman begins é deveras pequena. Mas espero ansiosamente pelo "The Dark Night" para efectuar uma comparação final.

Agora fora do contexto, porque é que tu, de quando em vez, não elaboras uma crítica a uma fita? Já deu para perceber que sabes muito bem do que falas. Gostava de ler uma crítica tua.

Abraço

Red Dust disse...

Certamente que aqui o blogue ganharia em qualidade se fizesse algo mais crítico ou pormenorizado. Eu sei que nesse aspecto perco para a maioria dos outros blogues amigos (não me considero concorrente de ninguém).

Foi uma opção inicial colocar um pequeno resumo + classificação, porque também não queria nada de 'pesado' para cada ficha, mas algo simples e de consulta rápida.

Eventualmente, um dia, poderei mudar a rota. Isto na blogosfera nunca se sabe o que pode acontecer, mas um dos contras é a longevidade. Deverão ser poucos os que comemoram um ano no activo.

Veremos como tudo corre...

Abraço.

Unknown disse...

Sim, eu percebo perfeitamente. Aliás, eu gosto bastante do blog também pelo facto de ele ser diferente. Apenas disse que gostaria de ler uma crítica tu um dia. Quanto ao facto de os blogs não durarem mais de uma ano, eu até consigo compreender, mas quem tiver gosto pela arte creio que consegue subsistir mantendo-se "dentro" do mundo cinematográfico da melhor forma. Claro que é fundamental dedicar tempo da nossa vida a ele, mas no final o trabalho compensa.

Abraço

Loot disse...

Concordo com o que disseste, o filme é bem mais interessante na sua primeira metade do que na segunda, ainda assim é um bom filme, mas espero que o novo seja muito melhor :) (deixem-me sonhar)

Abraço

Red Dust disse...

De uma coisa não tenho dúvidas, looT. Tivesse a parte final sido tão boa como a primeira metade e teríamos aqui um filme excepcional.

Compreendo que, perante interesses financeiros, o realizador seja 'obrigado' a algumas concessões. Aqui parece ser o caso.

Abraço.

Isabela disse...

Para minha humilde pessoa, o melhor Batman ate agora!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...