INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL / Indiana Jones And The Kingdom Of The Crystal Skull



"Indiana Jones And The Kingdom Of The Crystal Skull"
Aventuras
EUA, 2008
Realização: Steven Spielberg
Actores: Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, Shia LaBeouf, Ray Winstone, John Hurt, Jim Broadbent
Cor
122 minutos


Quarto capítulo da saga de Indiana Jones. Desta feita, Indy, em 1957 e em plena Guerra Fria, tem como oponentes uma horda de soviéticos, comandada pela implacável Irina Spalko. A demanda pela Caveira de Cristal de Akator, e o seu significado, move toda uma série de personagens numa aventura frenética que passará pelo Peru e o Amazonas.

A nostalgia não foi vencida, mas a esta junta-se-lhe um novo tomo cheio de dignidade e capaz. O fio condutor, as trepidantes cenas de acção e os enigmas arqueológicos, continua presente. Nesse aspecto não existe nenhuma inovação. E, muito menos se pensou em baralhar o fulcro habitual da saga. Uma fórmula que poderia estar ultrapassada ou caduca.

No entanto, Steven Spielberg e George Lucas mostram o contrário, apesar de terem preferido não arriscar. Esse risco poderá ter ficado para um novo episódio com o aparecimento de Mutt. Indy está o mesmo (não adianta dizerem-lhe que tem aspecto de 80 anos), espírito aventureiro, humor corrosivo, charme qb e sempre disponível para ajudar os amigos. O suficiente para voltar a convencer a maioria da grande legião de fãs. Suficiente, mas num espectáculo bem arquitectado. É essa a grande diferença entre este Spielberg/Lucas e todos os aprendizes a realizar filmes de aventuras.

Pequenos facilitismos na construção das cenas de maior correria e um ou outro pormenor menos credível no argumento são os pontos menores da película. No seu todo, a história ganha por incluir uma dimensão fora do nosso planeta. O tempo de acção é o correcto e não existem tempos mortos ou inutilidades que, por norma, atrapalham na fluidez do desenvolvimento do enredo.

Uma herança pesada, mas recebida de forma coerente e que, também, deixa pistas para nova herança. A ver vamos!!!!!

Trailer

A minha classificação: 8/10

12 comentários:

Unknown disse...

Fui ver ontem e adorei! Não deixou mesmo nada a desejar... Quanto às cenas menos credíveis, na minha opinião, fazem parte deste género de filmes. É como com os James Bonds. Vai-se preparado e até à espera delas.

Mal cheguei a casa, revi o primeiro e hoje não vou resistir a ver os outros dois! É mesmo uma saga espectacular!

Já agora, sabiam que o Harisson Ford não foi o primeiro actor a ser pensado para este papel?

Foi proposto ao Tom Selleck, mas ele recusou! Ainda hoje deve chicotear-se pela opção! LOL

JB disse...

Poderá ser o pior dos três, mas é bom que se farta! Aventura a rodos!

Critica em revoltadapipoca.blogspot.com

Um abraço

Unknown disse...

Eu adorei o filme!

Unknown disse...

Bem, uma coisa que gostei quanto a esta crítica, foi o facto de fazeres um texto sobre ela. Finalmente... Xp

Agora falando a sério, concordo com quase tudo o que escrevestes mas o meu desagrado para quão a exacerbação do uso dos CGI dando incredibilidade a muitas cenas e o argumento que parece basear-se em inúmeros acasos borratam uma pintura que podia ter sido genial. Dou 7/10 mas apesar de estar um pouco desiludido seria impossível dizer que não gosto dele.

Abraço

Red Dust disse...

free speaker: não foi desilusão. Face às primeiras impressões baixei a fasquia das expectativas, mas confirmei, depois, que não existia motivo para tal. Claro que a saga é mítica, mas tal não significa que não possa divertir que é o seu grande propósito. Foi um pouco mais do mesmo. Só que bem feito.

Se tem sido o Tom Selleck o escolhido provavelmente agora ninguém falaria de Indiana Jones. Digo eu... :)

Blog da Pipoca: eu fiquei bem agradado. É respeitador dos três títulos anteriores. E, só aquela entrada de Mutt, em clara homenagem a Marlon Brando, vale muito... :)

Tito: Tu adoraste mesmo. Chapa 10, hem? :)

Fifeco: concordo que poderia ter sido um filme mais terra-a-terra. Talvez com isso viessemos a perder parte do que Spielberg quereria transmitir. Também notei esse menos no argumento. Quase que poderíamos dizer, em jeito de brincadeira, que estamos na presença de um Indy português. Por desenrascar tudo à última da hora... :)

Tenham todos um excelente resto de domingo.

Loot disse...

Não hesito em dizer que prefiro os anteriores, e há lá umas cenas das quais não fui particularmente fã (o carro no ramo, o uso de algum CGI, etc)mas no geral gostei e foi bom poder matar saudades do Indy ;)

Red Dust disse...

looT, para mim o nº 1 continua a ser 'Os Salteadores Da Arca Perdida'. :)

Este episódio não deslutra nem envergonha os anteriores. Concordo que houve algum abuso na parte técnica, mas, por outro lado, também há que saber conviver com as novas linguagens cinematográficas.

Eu gostei. Foram duas horas bem passadas.

Abraço.

Rogério Carvalho disse...

Vi o filme e adorei. Sempre gostei de Indiana Jones, tenho pena de até agora só ter visto 2 dos filmes da saga Indy, e, um cheirinho de outros.

Até pensava que neste momento havia mais que 4 filmes! Ainda sonho com o dia de ver toda a saga. lool

Abraço e Parabéns pelo blog. Já há um tempinho que o visito.

Anita disse...

apesar de considerar que está uns largos passos atrás dos anteriores, posso dizer que já não me divertia assim à bastante tempo...duas horas e meia muito bem passadas e, acho que este novo filme mantém o espírio de "Indiana Jones"...gostei bastante deste regresso e, espero que venham mais dois;))

beijinhoss

Red Dust disse...

Rogério: antes de mais, obrigado pela atenção.

A saga de Indy, realmente, só tem quatro filmes. Porém, existiu uma série televisiva sobre as aventuras de Indy enquanto jovem, em que o actor principal era Sean Patrick Flanery. Também foram feitos vários telefilmes com o mesmo actor, bem como alguns filmes com lançamento directo no mercado de vídeo.

Anita: duas horas e meia? Tiveste direito a mais tempo de filme do que eu, como é que isso aconteceu? :)

A maioria de todos nós está a fazer a comparação inevitável com os três filmes anteriores. Não sei se será justo, mas o que é certo é que esta nova fita aguentou bem o embate. Não é perfeita, tem os seus pecadilhos, mas é uma obra que alegra.

Fiquem bem!!!!! :)

Loot disse...

Tens razão, sempre que acontece algo assim parece que é inevitável não fazer comparações e falo por mim que também as fiz, deve ser uma daquelas manias.

A verdade é que independentemente de este ser melhor ou pior, é um bom filme, um grande Indiana Jones. O espírito está todo lá.
E posso dizer que desde que vi o filme cada dia que passa ainda gosto mais dele até mudei de ideias em relação a algumas cenas.
Agora ando a rever os antigos e quando acabar quero já quero ver o 4 novamente.

Red Dust disse...

O que tem acontecido, looT, é que quem tem criticado, dizendo que o filme deixa a desejar, o faz usando argumentos dos filmes antigos. Não se olha ao mérito deste. Olha-se antes a toda uma série de situações que deveriam ter sido decalcadas da trilogia. Ou é porque não fuma, ou é porque usa pouco o chicote, ou é porque não tem brilhantina no cabelo...

Eu consegui dissociá-lo minimamente dos restantes. Com isso 'ganhei' um filme. Não é o melhor filme de aventuras, mas é um belo entretenimento.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...