A CANÇÃO DE LISBOA



"A Canção De Lisboa"
Comédia
Portugal, 1933
Realização: José Cottinelli Telmo
Actores: Vasco Santana, Beatriz Costa, António Silva, Manoel de Oliveira, Silvestre Alegria, Manuel Santos Carvalho
P/B
91 minutos


Vasco Leitão é um 'bon vivant', supostamente estudante de medicina e sustentado pela mesada das tias de Trás-os-Montes, que acreditam que ele é um rapaz cumpridor, longe de imaginarem que os livros são apenas um estorvo.

Amante das festarolas, da boa comida e de mulheres bonitas, Vasco tem um especial carinho para com Alice, uma costureira do Bairro dos Castelinhos, facto indesejado pelo pai desta, o alfaiate Caetano, que não vê nele o homem ideal para a sua filha.

Mas, tudo se complica, quando recebe uma carta das tias a comunicar-lhe que o irão visitar à capital, logo depois de ter chumbado no exame final do curso.

A minha classificação: 10/10

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que eu encontro na internet? Você sempre comenta do pouco de cinema brasileiro que chega aí, então você nem imagina o NADA de cinema português que chega por aqui... Depois dessa resenha gostaria de conhecer o tal Vasco... :)

Red Dust disse...

Creio que está em divisões pelo You Tube. Em todo o caso há por lá uns trechos que permitem ficar com uma primeira impressão da fita.

Este é um filme que diz muito aos portugueses e, também, o tipo de comédia que, infelizmente, desapareceu por completo do actual panorama cinematográfico.

Feito na época de ouro do cinema português, o filme conta com quatro 'monstros sagrados' do cinema de cá. Tecnicamente, estamos a falar de 1933, está muito bem articulado, mas o melhor mesmo é o argumento com o actor Vasco Santana completamente imparável. Os diálogos são absolutamente deliciosos.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...