CARTAS A UMA DITADURA

Estreia nacional: 08.05.2008



"Cartas A Uma Ditadura"
Documentário
Portugal, 2006
Realização: Inês de Medeiros
P/B e Cor
75 minutos


Uma centena de cartas, escritas por mulheres portuguesas, em 1958, são encontradas por acaso num alfarrabista que não as leu por achar que eram cartas de amor.Respondem a uma circular enviada por um misterioso movimento de apoio à ditadura do qual não há referência nos livros de história.

A circular a que respondem nunca chegou a ser encontrada mas, pelas cartas que temos em mãos, percebe-se que era um convite para que as mulheres se mobilizassem em nome da paz, da ordem, e sobretudo em defesa do salvador da pátria: Salazar.

Em todas as cartas, estas mulheres falam da gratidão e da admiração que têm pelo ditador. Mas, como se a necessidade de falar fosse mais forte, por entre chavões e frases feitas, surgem por vezes o medo, a tristeza, o isolamento em que se vivia em Portugal nos anos 50. Uma costureira, muitas professoras primárias, donas de casa, algumas esposas de homens importantes do regime assinam as cartas. Ao confrontar, hoje, estas mulheres com os fantasmas do passado, e graças a um material de arquivo inédito, Cartas a uma ditadura é um mergulho perturbador no obscurantismo que dominou Portugal por mais de 50 anos.

Texto: Castello Lopes

5 comentários:

Ramon disse...

Bacana a iniciativa. Acho difícil chegar aqui no Brasil. Pelo menos fora das grandes metrópoles.

Ah que inveja... por aí já estreou o filme O Último a Cair, com Bruce Willis? Estou ansioso para conferi-lo.

Ramon disse...

Ops... confundi o Último a Cair com outro. Foi mal!

Red Dust disse...

Este é um documentário que incide nos anos 50 de Portugal, quando o poder era detido pelo ditador Salazar.

Inês de Medeiros tem feito carreira sobretudo como actriz, actuando em diversos filmes portugueses e franceses. É irmã de Maria de Medeiros, mais conhecida internacionalmente, e que participou, por exemplo, em 'Pulp Fiction'.

Para começar só será exibido numa sala de cinema de Lisboa. Conforme a aderência do público, poderá entrar no circuito normal.

Abraço.

Miguel Andrade disse...

Não sabia que a irmã dela era diretora! Fiquei curioso para assistir. Olha, pra mim Maria de Medeiros passou a existir a partir de Henry & June! :)

Red Dust disse...

Olá, Miguel!!!!! :)

A carreira de Inês é essencialmente como actriz. No entanto, já desde 2000 que não actua em nenhum filme. Não tenho a certeza, mas creio que se afastou para poder estar mais junto aos filhos.

Maria de Medeiros já actuou em mais de oito dezenas de filmes. A nível mundial, sem dúvida, que as suas participações em 'Pulp Fiction' e 'Henry & June' são as mais conhecidas. Aí pelo Brasil 'O Xangô De Baker Street' será dos mais conhecidos.

Tal como a irmã, também realizou algumas películas (mais até...). O mais importante foi 'Capitães De Abril', que traça um retrato da revolução portuguesa do 25 de Abril. Realizou também, com mais 12 directores, um documentário sobre a cidade de São Paulo.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...