A DESCONHECIDA / La Sconosciuta

Estreia nacional: 22.05.2008



"La Sconosciuta"
Drama
Itália/França, 2006
Realização: Giuseppe Tornatore
Actores: Xenia Rappoport, Michele Placido, Claudia Gerini, Pierfrancesco Favino, Margherita Buy, Alessandro Haber, Piera Degli Esposti
Cor
118 minutos


Do realizador de «Cinema Paraíso».

Uma caótica cidade italiana dos nossos tempos. “A Desconhecida” é Irena.

Ela foi para Itália há muitos anos, vinda da Ucrânia, e hoje vive rodeada por fantasmas do passado e pela procura do presente: dois planos de tempo que interagem, sobrepõem-se e constituem um intrigante quebra-cabeças, uma narrativa de tensão.

Quem é realmente Irena?

Aos poucos e poucos a história vai-se revelando.

A rapariga fugiu da Europa de Leste, como tantas mulheres na altura. Depois de ter sobrevivido uma viagem dramática e cruel, ela revela-se uma presa fácil para homens rudes e sem escrúpulos. Ela foi sujeitada a brutalidades inexplicáveis e humilhações, o tipo que permanentemente ficam na memória e que nunca se esquecem. Apenas uma memória bonita resta a Irena: um melancólico e piedoso amor perdido.

Hoje Irena aparece-nos como uma figura triste e misteriosa, porém uma mulher que ainda exerce um apelo fascinante. No fundo, apesar dos eventos trágicos, o seu carácter permaneceu intacto.

Por baixo de um ar aparentemente submisso, o seu orgulho natural e poder rebelde e feroz mantém-se inalterado. Irena parece ter um motivo muito preciso quando pede a ajuda ao porteiro de um bloco de apartamentos para encontrar trabalho ali como senhora de limpezas.

Embora o trabalho de Irena seja limpar e encerar as escadas daquele prédio, o seu verdadeiro objectivo é aproximar-se de uma família que lá vive: os Adachers, que têm um negócio de ourivesarias.

Nada impedirá Irena de arranjar um emprego na ourivesaria. Nem assassínio. A esta altura, o plano da “desconhecida” tornou-se realidade com a sua inexorável e progressiva infiltração no seio da família. Irena não só tem sucesso em ganhar a confiança da família, como também a ter um certo poder sobre a pequena filha do casal, Tea. A filha dos Adacher torna-se cada vez mais agarrada a Irena. A sua união é solidificada quando a menina cai numa depressão por causa da separação dos pais.

Mesmo assim, este delicado equilíbrio alcançado por Irena, enquanto ela executa o seu plano, tem uma vida curta. Não só ela é atormentada cada vez mais por visões e pesadelos, como também uma figura do seu passado a encontra na sua nova cidade. Com o seu reaparecimento ela torna-se vítima de novos horrores, novas brutalidades, novas tragédias.

Na sua sombra ameaçadora, o segredo da cega obstinação de Irena para fazer parte daquela família é revelado. Como um denso nevoeiro que finalmente se dissipa, uma sucessão de verdades reais e supostas emerge, criando novas revelações, associações e outras realidades.

Esta reviravolta acelera para um clima tão absorvente e profundo como a própria figura da “desconhecida”.

Texto: Castello Lopes

Site oficial
Trailer

Classificações
IMDb: 7,6/10 (1.271 votos)

2 comentários:

Anónimo disse...

Vi esse essa semana em DVD. Muito bom. Bem aquém da obra-prima Cinema Paradiso de Tornatore, mas aí estaríamos pedindo demais. É um filme à moda antiga, contando com trilha excepcional, valiosas performances e uma trama envolvente de mistério e tensão.

Nota 8,0

Ciao!

ps: vou te adicionar seu link lá no blog. ;)

Red Dust disse...

Aqui está um realizador que aprecio enormemente. Todos os filmes que vi dele são de grande qualidade. 'La Sconosciuta' estreia por cá nesta semana. Tenho poucas informações sobre a fita.

Mas quanto a outros filmes, deixo a lista do que já vi:
-'Cinema Paraíso / Nuovo Cinema Paradiso' (10/10).
-'Estão Todos Bem / Stanno Tutti Bene' (8/10).
-'O Homem Das Estrelas / L'Uomo Delle Stelle' (8/10).
-'A Lenda De 1900 / The Legend Of 1900' (9/10).
-'Malèna' (8/10).

'Cinema Paraíso' é um marco incontornável, mas todos os restantes são muito recomendáveis.

Abraço.

P. S.: também já cá moras. :)

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...