SENHOR DA GUERRA / Lord Of War



"Lord Of War"
Drama/Acção
França/EUA, 2005
Realização: Andrew Niccol
Actores: Nicolas Cage, Jared Leto, Bridget Moynahan, Ian Holm, Eamonn Walker, Ethan Hawke, Donald Sutherland
Cor
132 minutos


A trajectória ascendente de um traficante de armas, Yuri Orlov, a partir dos anos 80. Yuri sabia ser muito bom no negócio, por isso não se importava de vender armas para as ditaduras mais sangrentas de África e sem olhar a moralismos.

Teve de enfrentar uma luta intensa para fugir às autoridades, suplantar os rivais e agradar aos clientes. No entanto, houve algo que descurou que foi a sua família...

Trailer

A minha classificação: 7/10

14 comentários:

Robson Saldanha disse...

Concordo com sua nota, esse é um filme mediano, não acredito que tenha grande atuação mas também não é uma perda de tempo!

Red Dust disse...

Eu preferia um filme mais seco e mais duro.

A opção por algumas situações de humor e outras cenas disparatadas em nada acrescentaram na dinâmica do filme. Felizmente não existiram muitos abusos.

Nicolas Cage tem um bom papel e gostei da forma sóbria de Ethan Hawke.

Unknown disse...

Eu gostei do filme, mas concordo que está longe de ser uma obra-prima. Sua nota ficou de bom tamanho.

Red Dust disse...

É sobretudo um filme desiquilibrado, Tito. Baseia-se em factos reais, mas parece que há muita ficção lá pelo meio. No geral, apesar de não entusiasmar por completo, tem o mérito de não perder o interesse no caminhar da narrativa.

Abraço.

Anónimo disse...

Eu gosto bastante, gosto também do que o Nicolas Cage faz, ele se envolve em um monte de porcaria ("O Sacrifício" "O Motoqueiro Fantasma") para vez ou outra se engajar em belos filmes (como esse e "O Homem do tempo" por exemplo)...

Anónimo disse...

Um ótimo filme, que começa apresentando seu brilhantismo com a sequência inicial primorosa e termina em uma nota urgente e irônica. Bem atuado, dirigido sem excessos e com um roteiro importante, o filme é obrigatório.

8,5/10

Ciao!

Isabela disse...

Gostei bastante do roteiro desse filme, talvez em outros tenha pecado.

Red Dust disse...

Cara da Locadora: é, sem dúvida, um filme acima da média.

Wally: não iria tão longe na nota, pois, quanto a mim, existem alguns excessos. Cenas que foram extremadas, mas como já referi, felizmente, não foram muitas.

Isabela: o argumento até acaba por chamar a atenção de um problema que passa um pouco ao lado da população da Europa Ocidental. Todo aquele girar de armas parece que é de outro mundo, apesar de termos tido uma guerra recente, na ex-Jugoslávia, às portas das fronteiras da União Europeia.

Pelo que acompanhamos das notícias do Brasil, o flagelo das armas ilegais por aí é enorme. Acredito que muitos turistas europeus pensem duas vezes antes de chegar a esse país maravilhoso. No fundo, para meia-dúzia ficarem ricos, há toda uma enorme população que fica prejudicada.

Tenham um óptimo dia.

Rogério Carvalho disse...

Para mim foi um dos melhores filmes que alguma vez vi.

Dentro da liberdade artística, o filme retratou o essencial de uma história perfeitamente válida e compreensível face à conjuntura política mundial, etc.

Há uns longos tempos li um relato de uma história real do Sr. que traficou as armas, de momento não me recordo do nome verdadeiro desse Sr., pois identificasse com a história do "Sr. da Guerra".

Red Dust disse...

Isso é uma certeza, Rogério. Este tipo de história deve ter muitos 'seguidores' nos tempos de hoje. Há sempre uma qualquer guerra para inventar, nem que seja forçada. Infelizmente...

Abraço.

Luís A. disse...

um filme provocador e bravo. uma execlente denuncia

Red Dust disse...

Exacto, Luís. Provocador e de denúncia, em especial naquelas situações terríveis de África.

Mas, por outro lado, demonstrativo de que uma vida fora-da-lei pode ser bem recompensada financeiramente.

É um filme com uma face de dois lados.

Peter Gunn disse...

Só a semana passada pude ver este filme (cortesia do CM) e como entretenimento gostei mesmo muito.
Mas como já foi dito aqui noutros comentários o filme perde-se um bocado entre o humor e o drama, ora a mostrar que a vida de bandido compensa e é bastante divertida ou então por outro lado a mostrar a dura realidade africana e as crueis mortes que as armas proporcionam.
Se o filme tentasse mostrar sempre o lado mais real da estoria talvez fosse bastante "pesado" para a maioria das pessoas o que o poderia fazer falhar (ainda mais)na bilheteira, razão esta pela qual acredito que o realizador tenha optado por dar uma visão intermédia dos acontecimentos. Infelizmente isso fez com que o filme tenha perdido alguma da sua força na denuncia e critica das situações que se vivem em todos os lugares onde existe o poder das armas.

Tirando isso é sem dúvida um optimo entertenimento, em que a hora e meia de filme passa num instante! Nota 7 bem atribuida.
Com uma nota 8 para Ethan Hawke e para o inicio do filme com a sequencia da viagem das muniçoes!Muito original neste caso.

Um abraço

Red Dust disse...

Só falta também chamarmos mercenário ao realizador e ao produtor, Peter. :)

Foi mesmo esse ponto do humor (em algumas sequências até bem conseguido) que me agradou menos, atendendo ao tipo de filme. Houve certamente cedências para tornar o filme mais soft e permitir facturar mais.

Por outro lado, um filme sério e de denúncia descarada seria como uma pedra no charco. Mas, às tantas, nós, os ocidentais, preferimos assistir tudo ao longe e sentadinhos no sofá.

Quanto às interpretações, além do 8 para Hawke, creio não ser sacrilégio nenhum atribuir a mesma nota a Cage.

Um abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...