O MAQUINISTA / El Maquinista



"El Maquinista"
Thriller
Espanha, 2004
Realização: Brad Anderson
Actores: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, Aitana Sánchez-Gijón, John Sharian, Michael Ironside
Cor
102 minutos


Trevor Reznik, a cada dia, mais parece um farrapo humano. Sofre de insónias há um ano, acontecem-lhe as situações mais bizarras, foi o culpado de um acidente que deformou um colega de trabalho e conta, habitualmente, com a presença por perto de um homem que só ele parece saber da sua existência.

Confuso e ansioso, quase que em alucinação, tenta juntar todas as peças do puzzle que minam o seu cérebro. A cada nova descoberta outra porta se lhe abre até à terrível memória de um acontecimento que teima manter-se debaixo da superfície.

Trailer

A minha classificação: 8/10

15 comentários:

Unknown disse...

Bem, quanto a este filme tenho uma coisa a dizer: "alucinado".

É incrível a transformação de Bale. É deveras assustadora de facto.

Quanto à fita propriamente dita há que referir que é um bom thriller psicológico se bem que lhe falta a consistência necessária para poder chegar ao 8.

Dou-lhe 7/10. Mas é daqueles filmes que merecem ser vistos.

Abraço

Red Dust disse...

Uma nota muito pela interpretação magnífica de Christian Bale e juntando-lhe, igualmente, toda aquela transformação física.

O argumento não é perfeito, mas está (bem) sustentado de forma a conseguir manter a atenção até ao fim para saber o que se passa na cabeça de Trevor.

Provavelmente não será um filme para todos os dias, mas, realmente, merece ser visto.

Abraço.

João Bizarro disse...

Grande interpretação do Christian Bale.

8/10 o filme.

Red Dust disse...

Estamos inteiramente de acordo, João. :)

Anita disse...

Mais uma para o team "Bale":) um excelente trabalho e, a transformação dele é notável!!

Beijinhos e um excelente fim de semana ;)

Cataclismo Cerebral disse...

Bom filme, embora tenha um imaginário que muito deve a outros filmes. Grande Bale numa grande interpretação.

Red Dust disse...

Anita: notável e à custa de uma maçã e um iogurte por dia. Não é para todos...

Cataclismo: a originalidade, hoje em dia, para a maioria dos filmes é simples miragem. 'O Maquinista' bebeu várias influências, mas é um projecto que alcançou identidade própria. Um objecto estranho, quiçá um dos filmes de culto da primeira década do século no futuro.

Fiquem bem e tenham um óptimo fim-de-semana.

Unknown disse...

Eu gostei muito deste filme. Christian Bale deu um baile de interpretação, sem contar a impressionante transformação. Ele saiu deste filme magro daquele jeito e foi ganhar físico para fazer Batman Begins. Impressionante! Graças a O Operário (nome deste filme aqui no Brasil) cri que Bruce Wayne seria muito bem interpretado.

Loot disse...

A dedicação de Bale ao papel é impressionante e até louca, mas a verdade é que fez diferença.
A história não é original como já foi dito, mas está bastante bem desenvolvida.

Abraço

Cataclismo Cerebral disse...

Não discuto que tenha identidade própria. Aliás, o filme fomentou essa identidade; soube jogar bem com as referências dos outros filmes. Concordo com o Loot: não é uma história original, mas está muito bem desenvolvida. Acrescento só a questão da culpa, que é um tema tratado de forma perturbante e interessante. Para mim, este é já um filme de culto, mesmo não sendo perfeito...

Abraço

Red Dust disse...

Tito: a transformação física de Bale marca pontos. Nem me recordo de algum actor empenhar-se desta forma, a não ser Robert De Niro em 'Ranging Bull'. Mas nesse caso, foi só comer e comer... :)

looT: certamente que fez a diferença. Estás a ver um Tom Cruise, por exemplo, a fazer este papel? :)

Cataclismo: a culpa é o fulcro principal do argumento, capaz de arruinar o mais forte dos mortais. Neste caso, fez a desconstrução de Trevor. Arrasadora em todos os sentidos, de espírito e físico.

Hugo disse...

A foto na capa do DVD já mostra um Bale alucinado.
Pretendo assistir em breve.

Mudando de assunto, o que está achando do Felipão, será que desta vez ele consegue o título da Euro?

Abraço

Red Dust disse...

Do filme vais, então, bem recomendado.

Quanto ao Euro 2008, todos os portugueses (e muitos brasileiros também...) desejam que, finalmente, Portugal consiga vencer uma grande competição internacional.

Curiosamente, quando Scolari está de saída para o Chelsea, Portugal faz das melhores exibições nos últimos anos. A equipa está forte e unida. Apesar de não ser uniforme em todos os sectores, conta com individualidades que a qualquer momento podem resolver um jogo.

Eu acredito que podemos ir longe. No entanto, há que contar com os adversários. Tudo indica que nos quartos poderemos enfrentar a Alemanha. Complicado. Mais que a transpiração vai contar a inspiração.

Por outro lado e olhando a mais longo prazo, as nossas '3 bestas negras' estão quase todas fora da competição. A Grécia já foi. Itália e França, uma de certeza, poderão seguir o mesmo caminho. O que para os portugueses é um muito grande alívio.

A equipa que mais me tem impressionado é a Holanda. Que futebol, pá. Em todo o caso, nunca os defrontaremos antes da final.

Para finalizar, Portugal procura treinador. Zico é um dos nomes em cima da mesa.

Abraço.

Isabela disse...

Um excelente filme, com certeza para consagrar o Christian Bale como um maravilhoso ator.

Red Dust disse...

É a marca diferente na carreira de Bale, que tem tido o mérito de escolher alguns papéis pouco ortodoxos. Sem medo do risco.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...