OS FALSIFICADORES / Die Fälscher



"Die Fälscher"
Drama
Áustria/Alemanha, 2007
Realização: Stefan Ruzowitzky
Actores: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow, Martin Brambach, Veit Stübner, August Zirner
Cor
98 minutos


Em 1944, a II Guerra Mundial estava perto do seu fim. No entanto, o III Reich ainda alimentava esperanças de uma reviravolta, apesar dos seus cofres vazios. Para ultrapassar esse enorme obstáculo, foi montada a 'Operação Bernhard', que consistia na falsificação de divisas estrangeiras. Não só os nazis se financiavam, como deixariam as economias dos seus inimigos no caos.

No campo de concentração de Sachsenhausen, dois barracões foram transformados em 'gaiolas douradas', onde judeus com as mais diversas capacidades relacionadas com falsificações colocaram em marcha o audacioso plano. Salomon Sorowitsch, o melhor em Berlim no 'ramo' antes de começar o conflito, será quem liderará todo o processo, numa luta que mexerá com as mais diversas sensibilidades.

Trailer

A minha classificação: 8/10

2 comentários:

Anónimo disse...

Venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2008.

É uma excelente realização de Stefan Ruzowitzky num filme que foi atrás da História negra do século passado. Existe uma autêntica e sincera dramaticidade de um naipe de actores que, ainda que desconhecidos em Portugal, souberam interpretar objectivamente uma situação atroz.

O cinema europeu no seu melhor.

Ricardo Prado disse...

O charme do filme está no dilema moral pelo qual passam os prisioneiros. Afinal, estão trabalhando para o inimigo. Mas, se não o fizerem, morrerão na certa. O que é mais importante, o país ou a própria vida? Tantos filmes já trataram desse assunto, quantos mais abordaram a questão do Holocausto e do nazismo, mas quantos conseguiram unir tudo isso num só trabalho, num só roteiro? “Os Falsários” não recorre a pirotecnias roteirísticas nem a reviravoltas que tiram o sono. É uma história reta, direta e que se garante. Isso aliado a um trabalho e atuação primoroso por parte de Karl Markowics, cuja expressão de impotência e submissão ficará na minha memória por um bom tempo, acaba resultando num trabalho digno de notoriedade.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...