"Rogue Trader"
Drama
Grã-Bretanha, 1999
Realização: James Dearden
Actores: Ewan McGregor, Anna Friel, Yves Beneyton, Betsy Brantley, Caroline Langrishe, Nigel Lindsay, Tim McInnerny
Cor
101 minutosO jovem Nick Leeson, aspirante a corretor, trabalha para o Banco Baring Brothers, uma velha e sólida instituição financeira do Reino Unido. Inteligente e enérgico, Nick aceita montar uma equipa de corretagem no mercado financeiro asiático, então em franca ascensão.
História verídica de um jovem corretor que, em 1995, levou à falência uma das mais antigas e prestigiadas instituições bancárias britânicas.
Trailer
A minha classificação: 7/10
10 comentários:
Esse eu não conhecia!
Sem ser perfeito, é um retrato fiel dos tempos loucos que se viveram nos mercados financeiros naquela altura.
E, não é para todos 'deitar abaixo' a que era a 3ª ou 4ª instituição bancária do Reino Unido.
Outros tempos, mas que face à constante gula dos bancos não serviu de lição, como se constatou com o recente caso da Société Générale.
Quando comecei a seguir o trabalho de Mcgregor com mais atenção vi este filme, e pensar que aconteceu mesmo? o Stress a pressão, enfim é como tu dizes não é para todos 'deitar abaixo' a que era a 3ª ou 4ª instituição bancária do Reino Unidos"
É incrível, mas aconteceu mesmo. Como? Só mesmo a ganância a comandar, pois Nick Leeson praticamente tinha carta branca para mexer nos fundos que bem entendia. E nas situações que não tinha, ultrapassava esses obstáculos com uma série de artimanhas.
Aqui nem se pode colocar a velha máxima dos mercados financeiros: 'Se queres fazer uma pequena fortuna, começa com uma... grande fortuna'. :)
Abraço.
Tem uma realização algo académica, mas ainda assim é um bom filme. Stress é coisa que aqui não falta :)
Fugindo ao filme, Cataclismo, e entrando pelos mercados financeiros: o stress na negociação obviamente que é imenso, mas se se for disciplinado e com objectivos bem delineados há hipóteses de retornos bem interessantes.
A componente humana pode ser o móbil para maus trades, mas se se cumprir a regra máxima, cortar as perdas e deixar o lucro correr a percentagem de êxito aumenta consideravelmente.
Mas isto já são outras 'guerras' minhas, que não devem interessar à grande maioria que aqui passa.
Abraço.
Muito ouvi falar sobre este senhor nas minhas aulas de mercados financeiros ehehehe:)))
Sem ser uma obra prima é um bom filme e, destaca-se o desemprenho do E. M. :)
Bjo
É. O Nick ficou famoso. Além do filme, já teve direito a livros e sites.
O filme segue-se bem, mesmo para quem não enteda 'pevide' dos mundos financeiros. Não há uma linguagem muito técnica.
Sem dúvida que o Ewan se destaca. Esteve sólido e 'vestiu' consistentemente a pele de Leeson.
Beijinho.
Assisti sem muita pretensão este, mais como curiosidade para entender como ele conseguir quebrar o banco, mas gostei do modo como foi contada a história.
Abraço
A história foi contada de forma escorreita, tendo McGregor influenciado bem o entendimento do que se passou para o espectador.
Abraço.
Enviar um comentário