JANELA INDISCRETA / Rear Window



"Rear Window"
Thriller
EUA, 1954
Realização: Alfred Hitchcock
Actores: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr, Judith Evelyn
Cor
112 minutos


Volvido mais de meio século sobre a sua realização, 'Janela Indiscreta', do grande mestre Alfred Hitchock, é ainda hoje um filme polémico e pragmático onde o suspense atinge o climax.

Hitchcock rodou este filme a partir de concepções estéticas e artísticas totalmente novas, fazendo centrar toda a acção a partir de um único ponto de vista.

Um homem, o fotógrafo profissional L. B. Jefferies, passa os seus dias numa cadeira de rodas, após partir uma perna, entre as quatro paredes do seu quarto de binóculo em punho, espreitando o que se passa na casa e na vida dos outros.

Um dia, observa acontecimentos algo insólitos, que o levam a pensar ter sido cometido um assassínio...



A minha classificação: 9/10

12 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

Acho-o sobrevalorizadíssimo, para ser sincero. Gosto do filme, mas não o acho tão fabuloso como se diz.

Loot disse...

Eu gostei e é interessante o facto de toda a acção estar como dizes centrada num ponto. E nesse sentido o filme consegue funcionar bem e não se tornar aborrecido.

Anita disse...

muito, muito muito bom:)))

agarrou-me completamente ao ecrã...já tenho vontade de o rever;)

beijinho

Red Dust disse...

A forma como Hitchcock conseguiu envolver o espectador para 'dentro' da personagem de Stewart é o principal ponto do filme. Uma perspectiva de voyeur que ao invés de afastar o interesse pelo que vem só o aumenta.

Pedro Henrique Gomes disse...

Esse é um dos melhores de Hitchcock...

Red Dust disse...

O difícil será mesmo escolher o melhor, Pedro. :)

Pedro Henrique Gomes disse...

Impossível diria...hehehe.

Bom fim de semana.

Pedro Pereira 77 disse...

Dos que vi, é o melhor do mestre Hitchcock

Red Dust disse...

Pedro: espero que o teu fim-de-semana tenha sido em cheio e que nenhum vizinho tenha estado de 'olho' na tua janela... :)

Halloween: não serei tão absolutista. Creio até que teria imensas dificuldades para fazer um top 5 de Hitchcock.

Abraço para os dois.

Anónimo disse...

Um elenco de humilhar, e sem duvida meu filme preferido de Hitchcock!

Unknown disse...

Esta fita é, sem dúvida, um clássico de Hitchcock, mas certamente não é a sua melhor obra.

Gostei muito das actuações de James Stweart e Grace Kelly e do conceito de voyerismo, mas é um filme ao qual não consigo atribuir mais de 8/10.

De qualquer forma é recomendado.

Red Dust disse...

Isabela: está também entre os meus preferidos. Só que de Hitchcock são tantos...

Fifeco: é recomendado, certamente. Mas, como tenho referido, não é peça única na filmografia do realizador (e ainda bem...). Mesmo a fase britânica, uma parte mais desconhecida, é composta por alguns filmes que já faziam antever o génio de Hitchcock.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...