LIVRO NEGRO / Zwartboek



"Zwartboek"
Drama/Guerra
Alemanha/Holanda/Bélgica, 2006
Realização: Paul Verhoeven
Actores: Carice van Houten, Sebastian Koch, Thom Hoffman, Halina Reijn, Waldemar Kobus
Cor
139 minutos


O trajecto da bela cantora Rachel Stein na resistência holandesa, durante a II Guerra Mundial, quando já se vislumbrava a derrota nazi. Sendo judia, Rachel não teve outra alternativa, durante o conflito, que não fosse o de se esconder em casa de amigos ou pessoas de confiança. Numa tentativa de fugir para a Bélgica, e num encontro inesperado com os seus pais e o irmão, o barco que levava diversos judeus sofre uma emboscada dos nazis. Todos são assassinados, apenas Rachel consegue escapar. Logo ali fica traçado o seu destino: juntar-se à resistência para fazer face à selvática opressão germânica.

Trailer

A minha classificação: 7/10

5 comentários:

ângela disse...

Gostei bastante.
Tens um disco muito bom hoje :)***

(então e parece que o campeonato vai outra vez pros melhores?:DDDD)

Red Dust disse...

Uma história muito boa. A interpretação de Carice van Houten é do melhor. A realização é que deixa algo a desejar. Há sequências que mais parece que foram filmadas a despachar.

(o Porto vence com toda a justiça. O Benfica tem um final de época para esquecer - mais um. Vamos lá ver se o União de Leiria me salva a temporada e consegue o regresso ao 1º escalão)

Unknown disse...

Aqui estamos mesmo, mesmo em desacordo. Para mim, é um 10 incondicional. É um dos filmes mais brilhantes que já vi da Segunda Grande Guerra. Entrou rapidamente para o top3. E tudo porque existe o Schindler's List.

Gostei mesmo de tudo :p

Abraço

Red Dust disse...

Fifeco, para dar nota máxima teria de ser um filme sem falhas.

Basta recordar a sequência do assassinato de Van Gein. Os resistentes fazem a perseguição aos tiros em duas ruas, em plena cidade, de dia e não se vê vivalma? Quando até estava um quartel nazi ali por perto...

Ou na cena da captura do filho de Gerben Kuipers... o polícia apita e aparecem logo mil e um carros da Gestapo. Estavam na esquina? :)

E mais filmagens desastradas aconteceram...

Volto a referir que a história é emocionante, mas Paul Verhoeven
tem uma realização pouco meticulosa e organizada. Tirou credibilidade e desequilibrou o que filmou.

Para mim 'Schindler's List' tem claramente outro estatuto. Isto é um pouco como no futebol. A diferença estabelece-se nos pormenores.

Abraço.

ângela disse...

Ah, que giro, gosto tanto do Leiria também. Mas mais pela cidade mesmo :)
um beijinho*

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...