A LISTA DE SCHINDLER / Schindler's List



"Schindler's List"
Drama/Histórico
EUA, 1993
Realização: Steven Spielberg
Actores: Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagalle, Embeth Davidtz, Malgoscha Gebel, Shmulik Levy, Mark Ivanir, Ludger Pistor
P/B e Cor
187 minutos


Um dos mais aclamados filmes da história do cinema. Uma obra-prima, distinguida pelo seu olhar de justiça, sobre um dos mais heróicos episódios passados na II Guerra Mundial. Segue-se o enigmático Oskar Schindler, aparentemente um boémio da vida, que se importava mais com farras ou com os lucros financeiros que poderiam advir do conflito. Tão só uma capa para o que viria a ser um momento marcante de humanismo. Schindler, um homem com algum poderio financeiro, teria um maior poderio sentimental, que o levou a salvar mais de 1.100 judeus, durante o Holocausto, das garras dos nazis. O paradigma da nobreza filmado com a máxima mestria de Spielberg.



A minha classificação: 10/10

12 comentários:

Unknown disse...

O cinema não atinge, quanto a mim, um grau de excelência muito mais elevado que este. Esta fita é o exemplo perfeito do que é a sétima arte e como deve ser concebida.

Abraço

nitzombies disse...

certamente um dos grandes filmes da historia do cinema.

spielberg é o cara!!!

Pedro disse...

Grande nota que deste a este, fiquei curioso. Já deve ter dado na tv, nunca terei visto, ou pelo menos completo, com "atenção".

Unknown disse...

brutal... concordo com a nota inteiramente! Bom fim-de-semana!

Red Dust disse...

Obrigado a todos pelos comentários.

Adjectivar um filme deste calibre, de forma apropriada, é impossível. No entanto deixa-nos diversas lições. Desde o que nós deveríamos ser para o nosso semelhante, sem entrar até em preconceitos raciais, até à impressiva contribuição de Spielberg para a 7ª arte. Um momento único, sem dúvida de espécie alguma. Na vida de um cinéfilo é um filme que não se pode perder.

Tenham todos um óptimo fim-de-semana!!!!!

Tiago Ramos disse...

Um dos meus filmes preferidos. Não lhe dava um 10, mas estava lá perto.

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Ai que filme ótimo. Eu o vi pela primeira vez eu deveria ter uns 11 anos sei lá, acho que passou no SBT ou na Globo. É um filme chocante por se tratar do holocausto, mas é incrível. QUE HISTÓRIA, real ainda por cima!!! ótima direção, claro!
MARAVILHOSO!!!

até mais : )

Gustavo H.R. disse...

Pode soar pessimista, mas Spielberg dificilmente voltará a atingir um nível tão alto de qualidade. Essa obra ramifica sua importância para muito além das telas.

Hugo disse...

De tantos grandes filmes feitos por Spielberg, este merece um destaque. Grande drama, roteiro e personagens sensacionais. O nazista vivido por Ralph Fiennes é um dos personagens mais odiáveis que o cinema já apresentou.

Abraço

Red Dust disse...

Tiago: sendo um dos preferidos, só pode mesmo ter nota máxima... :)

Altieres: não podia estar mais de acordo.

Gustavo: eu não diria impossível, mas fazer uma obra desta magnitude não será fácil repetir. Agora que ando a compilar os filmes aqui, é que reparo que Spielberg é o realizador a quem mais notas máximas atribuí. Se não me engano, oito ao todo.

Hugo: é um filme muito especial. Pelo humanismo. Pelo próprio cinema. E realmente Ralph Fiennes ultrapassou-se a si próprio.

Abraços.

Gema disse...

Nem podias dar outra nota - é sem dúvida uma obra prima do cinema. Belissimo e irrepetivel.

Red Dust disse...

Gema, é um marco do cinema em todos os sentidos. O horror misturado com uma belíssima estética cinematográfica.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...