SIN CITY - A CIDADE DO PECADO / Sin City



"Sin City"
Thriller
EUA, 2005
Realização: Frank Miller, Robert Rodriguez e Quentin Tarantino
Actores: Bruce Willis, Mickey Rourke, Jessica Alba, Clive Owen, Nick Stahl, Powers Boothe, Rutger Hauer, Elijah Wood, Rosario Dawson, Benicio Del Toro, Jaime King, Devon Aoki, Brittany Murphy, Michael Clarke Duncan, Carla Gugino, Frank Miller, Josh Hartnett, Nicky Katt, Michael Madsen
P/B e Cor
124 minutos


Sin City é uma cidade violenta, infestada de criminosos e onde a polícia é corrupta. Hartigan é um velho polícia honesto, à beira da reforma, que jurou proteger uma menina de 11 anos, Nancy. Marv é um marginal duro, que quer matar todos os responsáveis pela morte do seu único amor, Goldie. Dwight é um ex-repórter fotográfico em quem as prostitutas da Cidade Velha confiam. Alguns estão sedentos de vingança, outros procuram a salvação em Sin City, a cidade do vício e do pecado...

Baseado em três histórias de BD de Frank Miller, um dos autores mais importantes dos comics norte-americanos.



A minha classificação: 9/10

12 comentários:

Loot disse...

Isto está diferente :P

Quanto ao filme divide-me, por um lado acho que é um exercício de estilo fantástico, por outro como o filme é 90% do que está nos livros para quem os leu não há nada de novo e por isso saí do cinema com um sentimento de vazio.

Abraço

Mafs disse...

é um bom filme, um ambiente um pouco estranho mas muito bom. concordo com a nota :b

Beijos

Unknown disse...

Desta vez estamos de acordo. Claramente um dos melhores exercícios de estilo que o cinema já conheceu.

Só duas notas ainda relativas ao Blcak Book. Como acredito perfeitamente que não existem filmes perfeitos, os meus 10 baseiam-se, além do gosto pessoal como é óbvio, nos atributos técnicos. E as falhas que tu referiste são, quanto a mim, falhas que não me afectam minimamente, daí que não oferecem uma barreira à nota atribuida. Depois, quanto aos atributos técnicos eu considero a realização imaculada, tal e qual como o argumento e as interpretações.

Abraço

Tiago Ramos disse...

Tenho aqui o DVD e tenho vindo a adiar, por pensar que não será em nada o meu género... Mas pela classificação que deste, tenho de ver.

Pedro disse...

Também tenho em dvd, edição especial 2 discos.
A colocar brevemente no leitor, para rever o movie (que gostei bastante claro, estilo inovador) e ouvir os comentários audio.

Red Dust disse...

looT: então tive mais sorte. Vi no cinema o filme, mas, na altura, ainda só tinha lido o 1º livro. Por isso não tive a mesma sensação que tu. Bem pelo contrário!!!!! :)

Mafs: para quem já tenha umas 'luzes' do universo de Frank Miller a ambientação é rápida, mas admito que quem não conheça as suas BD's tudo pareça estranho inicialmente...

Fifeco: estamos de acordo aqui e em muitas outras vezes. Quando não estamos é sempre bom dar 'luta'.

Generalizando a nota 10, para além do gosto pessoal (as empatias funcionam a favor, as antipatias ao contrário), se verifico que há falhas - seja em que item for - é impossível atribuir a nota máxima. Em todo o caso, nós os treinadores de bancada cinéfilos, vemos a arte do lado do público - afinal é o que faz mexer a indústria. A maioria de nós não tem nem bagagem técnica nem o saber da representação para qualificar um filme. Por isso as minhas classificações (ou as pequenas observações...) têm de ser perspectivadas de alguém curioso e interessado pelo cinema. Nunca como alguém especializado. Mesmo os chamados críticos não o são. Têm é mais jeito para escrever sobre cinema e os seus fenómenos.

Tiago: mesmo se a classificação fosse outra, é um filme referência deste século. Só por isso tem que ser visto. Vai lá desenterrá-lo do monte... :)

Fiquem bem!!!!!

Red Dust disse...

Pedro, por acaso também tenho essa edição especial. Mas ainda não me dediquei a ver os extras. Há sempre tantos filmes para ver, que uma pessoa vai adiando... adiando... adiando... :)

Abraço.

Unknown disse...

"A maioria de nós não tem nem bagagem técnica nem o saber da representação para qualificar um filme."

Dou-te toda a razão neste capítulo mas é certo que há medida que vamos entrando no mundo vamos aprendendo um pouco mais sobre ele. E sendo assim, é óbvio que não tenho nenhum doutoramento mas estou ciente que saberei mais algumas coisas que o comum espectador que vê um filme por ver ou por puro entretenimento e vai ignorando os atributos técnicos.

Abraço

Unknown disse...

O filme é sensacional.Só não entendi o "antigo"...

Red Dust disse...

O filme bebe todos os 'bocadinhos' dos livros, mas não deixa de surpreender e entusiasmar, Ricardo.

Antigo? Apesar de não ser uma novidade, não o classifico como tal. A fita é relativamente recente.

Abraço.

CarMG disse...

Também vi o filme, quando ele saiu, no cinema, o que faz com que já tenham passado uns bons anos.
Não gosto especialmente de filmes fantásticos, mas tenho que admitir que este é excelente!
Bjos

Red Dust disse...

Olá!!!!! :)

Ainda tens sorte em ir ao cinema. Eu para ir tenho que entregar um requerimento (com cinco cópias) à chefe e entregá-lo com dois meses de antecedência.

Coloquei cá no estaminé o link do Sonhar Acordadas.

Beijinho.

P.S.: a EDP Renováveis está quase. Esteve pelos 7,43 a semana passada.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...