CENTRAL DO BRASIL



"Central Do Brasil"
Drama
Brasil/França, 1998
Realização: Walter Salles
Actores: Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Vinícius de Oliveira, Sôia Lira, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Otávio Augusto
Cor
115 minutos


Dora é uma professora reformada que, para equilibrar o seu orçamento, escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Detesta o que faz e nem envia muitas das cartas. Uma dessas seria a de Ana, que pressionada pelo filho Josué, de 9 anos, quer encontrar o pai desconhecido do seu menino.

Por uma fatalidade, aquando do envio de uma segunda carta, Ana é atropelada mortalmente à saída da estação. Josué sem família no Rio de Janeiro, acaba por ser recolhido por Dora que decide ajudar o garoto a descobrir o paradeiro do seu pai numa viagem para dentro de uma realidade completamente diferente das grandes cidades.

A minha classificação: 8/10

7 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Um grande filme do nosso cinema. Fernanda poderia ter ganho o Oscar.

Abraço!

Red Dust disse...

É um filme delicioso. Um realizador a trabalhar de forma cirurgica as imagens. Fernanda Montenegro em grande momento. Uma viagem curiosa pelo nordeste brasileiro.

Abraço.

Anita disse...

Gostei muito!!tem uma fotografia lindíssima!!!

Bjinho

Red Dust disse...

É um trabalho de grande delicadeza, Anita. Um Brasil diferente do que é dado a mostrar ao turista e, ao mesmo tempo, uma história de enorme perseverança de um menino que sabe que tem de reencontrar o seu pai. Fernanda Montenegro teve em Vinícius de Oliveira um óptimo parceiro.

Beijinho.

Hugo disse...

Red você assistiu a um grandes filmes já feitos por aqui, uma história simples e extremamente sensível, mostrando um Brasil bem mais real do que as paisagens turísticas.
Filmaço.

Abraço

Anónimo disse...

Dos nacionais, é meu segundo preferido. Adoro. Montenegro, fenômenal.

Nota 9

Ciao!

Red Dust disse...

Hugo: embora não seja postal turístico, há locais apresentados no filme de grande beleza. Gostei e vamos ver quando é que 'apanho' a próxima fita brasileira. De tempos a tempos lá vai aparecendo alguma coisinha.

Wally: já agora qual é o primeiro? :)

Abraços.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...