GOMORRA

Estreia nacional: 18.09.2008



"Gomorra"
Drama
Itália, 2008
Realização: Matteo Garrone
Actores: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo, Gigio Morra, Salvatore Abruzzese, Marco Macor, Ciro Petrone, Carmine Paternoster
Cor
137 minutos


Baseado no livro de Roberto Saviano.

Poder, dinheiro e sangue: são estes os “valores” com que os residentes da província de Nápoles e Caserta se confrontam todos os dias. Praticamente, não têm escolha, e são forçados a obedecer às regras do “Sistema”, a Camorra.

Só uns poucos podem sequer pensar em levar uma vida “normal”.

Cinco histórias são cruzadas, neste violento cenário, ambientado num mundo cruel e ostensivamente inventado, mas profundamente enraizado na realidade.

Nota do realizador:

“O material em bruto com que tive de trabalhar quando estava a rodar Gomorra era tão poderoso visualmente que apenas o filmei da forma mais directa possível, como se estivesse a passar por ali por acaso. Pensei que essa seria a forma mais eficiente de reproduzir os sentimentos que vivi durante o tempo que passei a fazer este filme.” - Matteo Garrone

Vencedor do Grande Prémio do Festival de Cannes 2008.

Texto: Vitória Filme

Site oficial
Trailer

Classificações
IMDb: 8/10 (832 votos)

3 comentários:

pseudo-autor disse...

Esse é o segundo texto que leio sobre esse filme e estou começando a ficar curioso para vê-lo. Eu andei vendo umas imagens dele no Youtube e confesso que fiquei intrigado. É uma pena que aqui no RJ essas produções sempre passam em circuito reduzindo, dificultando o acesso dos verdadeiros fãs da sétima arte.

Mídia? Cultura? Acesse:
http://robertoqueiroz.wordpress.com

Fernando Ribeiro disse...

Parece ser um grande filme. E o facto de ter ganho o grande prémio em Cannes, só eleva ainda mais a fasquia. Vamos lá ver.

Abraço.

Red Dust disse...

Contra-regra: é um tema forte que me interessa, tanto pela sua abordagem como pela coragem de quem escreveu o livro, que ficou 'sentenciado' para o resto da vida. Aí é complicado ver estes filmes que não são de Hollywood, mas por cá não o é menos. O destino acaba ser ver o filme em DVD.

Fernando: chega-nos bem recomendado. O trailer abriu-me ainda mais o apetite.

Abraços.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...