OS INÚTEIS / I Vitelloni



"I Vitelloni"
Drama/Comédia
Itália/França, 1953
Realização: Federico Fellini
Actores: Franco Interlenghi, Alberto Sordi, Franco Fabrizi, Leopoldo Trieste, Riccardo Fellini
P/B
100 minutos


Em Rimini, uma pequena cidade italiana, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo formam um grupo que nada mais faz do que passar o seu dia-a-dia em farras, conquistas amorosas ou estando numa qualquer esplanada ou salão de jogos. São sustentados pelos pais e não têm vontade nenhuma de trabalhar.

No entanto, esse modo de vida acaba para Fausto quando engravida a irmã de Moraldo e, à pressa, é obrigado a casar. Uma responsabilidade que ele não quer, até porque a paixão libertina pelas mulheres continua acesa...

Trailer

A minha classificação: 8/10


12 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Este foi o primeiro filme do cineasta que obteve maior reconhecimento, não foi? No Brasil se chama OS BOAS-VIDAS. A conferir, sem dúvida.

Alex Gonçalves disse...

Preciso conhecer melhor o cinema de Federico Fellini, assim como também tentar conferir aos filmes mais destacados nas postagens anteriores. Boa semana, Red. Abraços!

Red Dust disse...

Gustavo: este é o terceiro filme de Fellini e, sem dúvida, aquele que na sua carreira obteve maior reconhecimento. Aliás, nos créditos iniciais aparece logo a referência ao galardão conquistado no Festival de Veneza, 'O Leão De Prata'. Também recebeu uma nomeação para o Oscar.

Alex: Fellini realizou 24 obras. Também não conheço muitos dos seus filmes (terei visto uns 7 ou 8). 'Os Inúteis' funcionou como uma projecção autobiográfica do realizador, sendo um estudo de uma certa juventude perdida no que se refere ao sentido da vida. Certos valores apresentavam-se sem nexo para serem cumpridos.

Abraços.

Björn Pål disse...

Bom... muito bom.
o Fellini foi grande!

Red Dust disse...

Na resposta ao Gustavo onde se lê 'aquele que na sua carreira obteve maior reconhecimento' deve ler-se 'aquele que no início da sua carreira obteve maior reconhecimento'.

Red Dust disse...

Björn: completamente!!!!!

Abraço.

Fernando Ribeiro disse...

Só para dizer que gostei do novo banner :)

Abraço

Kau disse...

Fellini é Fellini! Este filme é excelente e minha nota é um pouco mais alta que a sua. Tudo nele funciona, mas o melhor é seu roteiro super interessante e amarrado.

Abs!

Unknown disse...

Estive mesmo, mesmo para ver, mas depois não me foi possível. O sono já apertava :p

Espera-me outra oportunidade.

Abraço

Red Dust disse...

Fernando: obrigado!!!!! :)

Kau: é um bom filme. Isso não está em causa. É um olhar atento (e porque não com uma pitada de divertimento no mesmo) sobre aquela juventude que queria viver todas as experiências possíveis, mas sem assumir responsabilidades. Interessante também, por mais pequeno que fosse o papel, o facto de todas as personagens terem algo que mostrar. Não são meros figurantes, como por exemplo o puto ferroviário ou o namorado da irmã de Alberto, que nem fala na sua breve aparição, mas mostra-se extremamente enigmático.

Fifeco: o jeitaço que um gravador de DVD dá, hem? :)

Fiquem bem!!!!!

JB disse...

Não conheço a obra integral do realizador, mas daqueles que vi, este é para mim o melhor. De vez em quando lá nos aparece uma pérola como esta. Pena que em Portugal, os filmes de Fellini sejam demasiado caros. Porque não fazem como os filmes de Hitchcock que já se encontram a um preço jeitoso?

Red Dust disse...

Este vi na televisão. Dos que vi de Fellini o que mais me agradou foi 'As Noites De Cabíria'. Fiquei extasiado. Um portento de cinema.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...