O CARTEIRO DE PABLO NERUDA / Il Postino



"Il Postino"
Drama
França/Itália/Bélgica, 1994
Realização: Michael Radford
Actores: Philippe Noiret, Massimo Troisi, Maria Grazia Cucinotta, Renato Scarpa, Linda Moretti
Cor
108 minutos


A história da amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda, exilado numa ilha italiana, e o seu carteiro Mario, um homem simples que quer conquistar a bela Beatrice com poesia.

Classificação: 9/10



7 comentários:

Kau disse...

Adoro, adoro e adoro este filme! Acho perfeita a sua adaptação e Massimo Troisi nos apresenta uma belíssima atuação.

Abs!

Anónimo disse...

Eu gosto muito de "O Carteiro e o Poeta". Provavelmente, é o melhor filme dirigido por Michael Radford.

Bom final de semana!

Gustavo H.R. disse...

Um filme romântico delicado, contando com a inestimável presença de Noiret, mas que não me emocionou.

Red Dust disse...

Kau: é um grande momento de cinema. O Massimo Troisi está fantástico num filme que tanto lhe deve ter custado a fazer, pois a doença já lhe retirava faculdades.

Kamila: de Michael Radford, creio que só vi este e 'B. Monkey' (nota 9 também). Apesar de ser um realizador com poucos trabalhos, também não tenho muitas referências.

Gustavo: adorei. É pena que Noiret não seja mais relembrado. Não foi só este e 'Cinema Paraíso' em que participou...

Tenham todos um óptimo fim-de-semana!!!!!

Anita disse...

Maravilhoso...a todos os níveis!!!

Red Dust disse...

É um filme marcante, Anita. Impossível de esquecer toda aquela relação. Está muito bem construído.

Beijinho.

Anónimo disse...

O Instituto Italiano de Cultura de Lisboa recorda o actor e realizador italiano Massimo Troisi, dedicando-lhe toda uma semana a partir de 20 de Fevereiro. A data da inauguração do evento não foi escolhida por acaso, havendo o propósito da própria data ser uma homenagem a Troisi, nascido a 19 de Fevereiro e morto prematuramente em 1994 aos 41 anos de idade.

Em 20 de Fevereiro, ás 19 horas, será apresentado o livro Da domani mi alzo tardi da escritora Anna Pavignano, que conheceu o actor em 1977, quando estava no início da sua carreira, e que colaborou na encenação da maior parte dos seus filmes. Será a própria escritora a interpretar um monólogo baseado no seu livro ao mesmo tempo que passarão em fundo as fotografias inéditas de Troisi: períodos de vida, uma amizade inesquecível, um passado que não se esvanece.

A espaços Anna Pavignano suspenderá a sua voz para deixar ouvir a de Troisi através de entrevistas gravadas. O monólogo será acompanhado pela música de Alfredo Morabito à guitarra, dando uma banda sonora ao conto de uma mulher, que lembra o actor, deixando também espaço à sua fantasia: no seu conto Massimo não morreu, apenas se foi embora depois ter perdido a memória à procura do seu passado.

Nos dias seguintes, Terça, 24, Quinta, 26 e Sexta, 27, serão projectados alguns dos filmes de Troisi, iniciando com La smorfia (dia 24 às 21 horas), continuando com Ricomincio da tre e Non ci resta che piangere (dia 26 às 19 horas e às 21 horas) e concluindo com O carteiro - Il Postino (dia 27 às 21 horas).

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...