AUSTRÁLIA / Australia



"Australia"
Aventuras/Drama
Austrália/EUA, 2008
Realização: Baz Luhrmann
Actores: Nicole Kidman, Hugh Jackman, David Wenham, Bryan Brown, Jack Thompson, David Gulpilil, Brandon Walters
Cor
159 minutos


1939, quando a II Guerra Mundial já espreitava a Austrália. A chegada de uma aristocrata inglesa a Darwin, coloca em alvoroço a cidade. Lady Sarah Ashley quer finalizar a venda de um rancho, Faraway Downs, que o seu marido, que o dirige e por seu lado, não o quer fazer. O caminho até Faraway Downs é longo e extenuante, mas pior é ter a companhia do rude e antipático Drover, um vaqueiro pouco delicado para as senhoras.

No entanto, Sarah tem à sua espera um marido assassinado e uma propriedade que pode estar à beira da falência. A única salvação é entregar 1.500 cabeças de gado ao exército, passando pelos mais inóspitos territórios. Sem outra solução, Sarah tem de implorar ajuda a Drover, que relutantemente aceita o trabalho. Porém, para lá das dificuldades naturais, Neil Fletcher, antigo empregado dos Ashley e agora a mando de King Carney, o homem que tem o domínio do negócio da carne, será um obstáculo pouco escrupuloso.

A acompanhar a aventura, está um menino aborígene, Nullah, que através dos seus momentos mágicos vai ajudar na empreitada e abrir outras perspectivas a Sarah sobre as relações afectuosas e sobre aquele país tão estranho que parece ser a Austrália.

Trailer

A minha classificação: 7/10

12 comentários:

Unknown disse...

Ora bem, eu sei que fui dos poucos mas gostei mesmo do filme, seja pelo ambiente, pelas interpretações ou pela enorme história. Acusam-no de ser uma mescla de géneros que peca pela coerência. Sinceramente não concordo com essas "vozes".

Abraço

Thiago MB disse...

Não vi esse filme ainda, mas pretendo conferir, não com tanta urgência rs, mas quero ver sim. Parabéns pelos posts, blog muito bom :D

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Belo filme, principalmente pela excelente fotografia e enredo. A história paralela do menino aborígene é muito triste e marcou um período devastador para aquele povo. Só a atuação da Nicole Kidman, que para mim, deixou a desejar. Mas adoro ela.

Até mais.

Roberto Simões disse...

É um bom filme. Não consegue ser nada de extraordinário, como esperava de Baz Luhrmann depois de MOULIN ROUGE, mas é um bom filme.

Aqui e ali os efeitos digitais prejudicam a verosemelhança do filme, mas no geral ei-lo: emocionante e arrebatador.

Ainda me lembro da altura em que o projecto de intitulava EUCALYPTOS, e seria protagonizado por Nicole Kidman e Russell Crowe, na altura os meus actores favoritos.

4*

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema

thesubsidal disse...

Tenho esse filme em lista de espera. As opiniões dividem-se muito e isso deixa-me algo curioso.

Red Dust disse...

Fifeco: é o típico filme de 'puxa a lágrima'. Esteticamente bem conduzido, não fosse o realizador Baz Luhrmann. A história é interessante, mas nada de muito extraordinário. São naturais algumas críticas negativas. Face às expectativas ficou um pouco aquém do esperado. Mas considero ser um filme com vários aspectos positivos.

Thiago: é um filme para ver, mas não o que deva ser prioritário... e obrigado!!!!! :)

Altieres: da Nicole exige-se muito. Ela tem carisma e talento para isso, mas tem-lhe faltado o 'clic' nos últimos projectos. Aqui não deslumbra... nem compromete...

Filipe: acredito que teria ficado melhor com o Crowe. Há alguns aspectos que falham: por exemplo na reunião e condução da manada até Darwin há várias sequências... digamos que... mal feitinhas...

Subsidal: na minha humilde opinião: nem tão bom... nem tão mau... :)

Abraços.

Debor@h disse...

Oi Red,

Já tinha visto o trailer do filme, mas ainda não tive oportunidade de assisti-lo. A fotografia me parece linda e os cenários também. Espero ver em breve. Bjs
Ps- Seu blog é uma maravilha para quem ama cinema!Parabéns!

Red Dust disse...

Olá, Debor@h,

Por um motivo que desconheço, o teu comentário foi enviado para o meu e-mail, mas não foi publicado aqui no blogue. Fiz a publicação manualmente.

A fotografia e os cenários são do melhor. Dá mesmo vontade de ir visitar a Austrália, um país que parece tão longínquo...

Ainda bem que gostas deste cantinho. Obrigado.

Beijinho.

Ygor Moretti disse...

eu tinha a pior das impressões, as menores expctativas, e por isso acho, gostei do filme, belas cenas , boa história, comovente ate certo ponto, e boas interpretações.

abraço!!!

Red Dust disse...

Ygor, há sempre críticas apressadas que querem crucificar este ou aquele filme. Continuo a pensar que não estamos na presença de uma obra prima, mas, no entanto, está longe de ser tão mau como alguns querem fazer crer. Terá as suas fragilidades, mas também tem várias virtudes.

Abraço.

Wally disse...

Mais uma vez, concordamos nas notas. Gostei do filme, mas é preciso reconhecer suas falhas.

Red Dust disse...

É isso, caro Wally. Um filme que tentou ser um épico fundamental, mas, infelizmente, não fica com esse prémio. No entanto, há diversas qualidades (o ser humano é que tem a tendência só para apontar defeitos...). Começando, desde logo, pela forma de filmar a história por parte do realizador.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...