AUSTRÁLIA / Australia

Estreia nacional: 25.12.2008



"Australia"
Aventuras/Drama
Austrália/EUA, 2008
Realização: Baz Luhrmann
Actores: Nicole Kidman, Hugh Jackman, David Wenham, Bryan Brown, Jack Thompson, David Gulpilil, Brandon Walters
Cor
166 minutos


«Austrália» é uma aventura épica e romântica, passada no início explosivo da segunda guerra mundial.

Conta a história de uma aristocrata inglesa, Lady Sarah Ashley (Nicole Kidman), cujo marido, desesperado por arranjar dinheiro, passou o último ano na Austrália, preparando a venda do seu último bem: uma quinta de gado do tamanho de uma pequena cidade, chamada “Faraway Downs”.

Suspeitando dos seus planos, Sarah viaja num hidroavião para este continente longínquo, com destino à tropical e remota Darwin, para tomar as rédeas do assunto. No entanto, ela é recebida, não pelo marido, mas sim por um rude e mal-educado vaqueiro, apenas conhecido como «O Condutor» (Hugh Jackman). Na viagem por terra para Faraway Downs, Sara e o vaqueiro revelam uma profunda e mútua antipatia.

Após uma inesperada mudança nos acontecimentos, Nullah (Brandon Walters), uma criança aborígene encantadora, surge, de repente, na vida de Sarah. Nullah revela a Sarah que nem tudo é o que parece: o cruel responsável pela quinta, Neil Fletcher (David Wenham) tem uma parceria secreta com o maior proprietário de gado, King Carney (Bryan Brown), e juntos conspiram para ficar com suas terras.

Para salvar Faraway Downs, Sarah tem que unir forças com «O Condutor» e levar 1500 cabeças de gado através do idílico, porém impiedoso, norte australiano. Juntos com Nullah vêem juntar-se à sua missão um grupo de inadaptados da quinta, incluindo o contabilista alcoólico, os dois pastores aborígenes, a empregada doméstica aborígene e o cozinheiro chinês Sing Song (Yuen Wah). Durante todo o caminho eles são acompanhados pela sombra de um misterioso aborígene mágico.

Sarah é transformada pelo poder e pela beleza do continente mais antigo do mundo, encontrando romance na paisagem, paixão no condutor de gado e amor maternal em Nullah. Mas, quando a segunda guerra mundial chega também à costa da Austrália, esta família invulgar é separada. Agora Sarah, «O Condutor» e Nullah têm que lutar para se reencontrarem no meio da tragédia e caos dos bombardeamentos japoneses a Darwin.

Texto: Castello Lopes

Site oficial



Classificações
All Movie: 4/5
Film Critic: 2,5/5
Hollywood: 4/5
IGN Movies: 2,5/5
IMDb: 7,4/10 (5.524 votos)
Meta Critic: 53/100 (37 críticas)

11 comentários:

Robson Saldanha disse...

Vi o trailer ontem e acho que ainda deve ser agurdado e não se deve tirar precipitadas conclusões.

Cecilia Barroso disse...

Oi, Red!!!

Confesso que não estava tão ansiosa quanto a maioria das pessoas para conferir esse filme, mas o trailer até que melhorou um pouco as minhas expectativas.

Mas ainda acho melhor não esperar tanto...

Beijocas

Kau Oliveira disse...

Red, está aí um dos três filmes que mais aguardo! Mesmo com críticas frias, eu confio na minha amada Nicole e no excelente Baz!

Abraços.

Red Dust disse...

É um estilo de história que aprecio imenso. Realmente as expectativas estão elevadas, mas já estão a ser 'cortadas' por algumas críticas. Vamos esperar que seja um dos grandes do ano de 2008.

Fiquem bem!!!!!

Gustavo H.R. disse...

Se for portentoso e de bom gosto, já estará de bom tamanho.

Hugo disse...

Tb gosto do gênero, mas as críticas não são das melhores.

Abraço

Anónimo disse...

na segunda feira já vou ver :D:D sabes como é...anteestreias e tal estou la sempre :P ehe depois deixo aqui o meu veredicto ;)

dá-lhe red ;)

Red Dust disse...

Tirar-te uma ante-estreia, Close, seria tirar-te tudo... eh eh eh eh eh... :)

Um óptimo domingo para ti!!!!!

Unknown disse...

Vê-se bem, mas está longe de ser um grande filme. A realização deixa a desejar. A história é gira, mas tem demasiados pontos comuns com o "África Minha". A Nicole Kidman é uma boa actriz, não há dúvida, mas para este filme não se deve ter tido que esforçar muito, tendo em conta que o registo é igual ao do "Horizonte Longínquo" com o Tom Cruise. As cenas com o Hugh Jackmann, o Wolverine do "X-men", são demasiado puxadas: o homem é lindo, mas as poses e o próprio tamanho do homem são absolutamente inacreditáveis! Por vezes, pensei que estivesse a assistir a um "Ases pelos Ares"!

A destacar positivamente, há o desempenho e o papel do miúdo Nullah - Brandon Walters, que é para mim, o que dá consistência ao filme. Também gostei bastante do do King George.

Pedro Martins disse...

O filme eh massante, a historia eh enrolada e muito demorado...

realmente, eh um filme que deixa a desejar, nao entretem!

Unknown disse...

Oi Red,

Já tinha visto o trailer do filme, mas ainda não tive oportunidade de assisti-lo. A fotografia me parece linda e os cenários também. Espero ver em breve. Bjs
Ps- Seu blog é uma maravilha para quem ama cinema!Parabéns!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...