A VIDA DOS OUTROS / Das Leben Der Anderen



"Das Leben Der Anderen"
Drama
Alemanha, 2006
Realização: Florian Henckel von Donnersmarck
Actores: Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Ulrich Tukur, Thomas Thieme
Cor
132 minutos


Em 1984, na RDA, quando não se sonhava com a queda do Muro, a população vive sob um apertado controlo ditatorial. Nada é permitido proferir contra o regime, pois o destino mais certo será a detenção. É neste contexto que vive o dramaturgo Georg Dreyman, defensor do seu país mas dividido quanto ao tipo de governação. Apesar dessa ambiguidade, alcançou o sucesso com as suas peças, parecendo que seria intocável perante as autoridades. Porém, num misto de inveja e paixão, o ministro da cultura, Bruno Hempf, muito interessado na bela namorada de Georg, a actriz Christa-Maria Sieland, manda à Stasi que vigie o casal, por forma a encontrar algo de grave e contraditório na vida do dramaturgo. Inesperadamente, o agente encarregado da investigação começa a sentir-se fascinado pela vida dos dois artistas...



A minha classificação: 9/10

7 comentários:

Unknown disse...

Vi este filme recentemente. É de facto um excelente trabalho alemão e um justíssimo vencedor dos Oscars na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Realmente, os alemães sabem usar os recursos que a história lhes proporcionaram. Sinceramente, não sei como é que os portugueses ainda não conseguiram fazer uma grande obra sobre a sua história. Se o Aristides de Sousa Mendes, por ex, fosse proveniente de outro país, já teria, sem qualquer dúvida, um filme sobre a sua vida. Mas poderia referenciar Afonso Henriques, Fernando Pessoa ou D. Manuel II.

Abraço

Airton disse...

eaee
esse ta na lista do imdb de mais fodas
to querendu ve

http://www.publicandobr.blogspot.com/

Red Dust disse...

Fifeco: e quando se pega nas nossas figuras históricas é pelo lado do telefilme, o que corta, desde logo, muitas das possibilidades de uma fita de qualidade. Realmente não há muito no cinema nacional. Recordo-me de 'Non Ou A Vã Glória De Mandar' de Manoel de Oliveira, mas que aborda diversos séculos. O resto é mesmo um deserto de ideias. Mesmo do suposto projecto sobre Humberto Delgado se deixou de ouvir falar. O sonho de ter Javier Bardem no papel principal deve ter sido só isso... :)

Airton: a ver sem falta.

Abraços.

Hugo disse...

Sem dúvida um dos melhores filmes dos últimos anos, com personagens muito delineados uma história forte e sensível ao mesmo tempo. O filme mostra um época triste para o povo da antiga Alemanha Oriental.

Abraço

Red Dust disse...

Hugo, o filme ganha logo por ser contado de forma linear. Não se entra no campo das divagações. Aqui ao se ser factual a crítica entra num maior horizonte, tanto se vê o lado de quem oprime, como daqueles que têm relações de conveniência com o poder.

É uma história muito bem contada e exemplar peça de cinema.

Abraço.

Fred Burle disse...

Brilhante exemplar do cinema alemão.
E concordo com você, o filme acerta justamente por não se prover de inventividades. O roteiro e a montagem linear, mas competente, já bastam pra contar essa excelente história de forma a nos prender do começo ao fim.
Abraço

Red Dust disse...

Há um grande realismo, Fred. Seria muito fácil pegar-se numas poucas cenas da prisão e dar-lhes espectacularidade com torturas dos prisioneiros. Ao invès, deu-se um retrato profundamente humano dos agentes da Stasi. A meu ver, errados nas suas convicções, o que não significa necessariamente que não tivessem um pingo de compaixão.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...