RIO VERMELHO / Red River



"Red River"
Western
EUA, 1948
Realização: Howard Hawks e Arthur Rosson
Actores: John Wayne, Montgomery Clift, Joanne Dru, Walter Brennan, Colleen Gray, John Ireland, Shelley Winters
P/B
112 minutos


'Rio Vermelho' é a história de um rancheiro, Tom Dunson, que construíu um verdadeiro império no Texas, à custa de muita luta e principalmente de uma enorme obstinação. Um dos maiores problemas com que teve de debater-se foi a travessia do Rio Vermelho, a qual realizou com êxito. Outro grande problema é a oposição que o seu filho adoptivo Matthew lhe faz, e que vai levar à ruptura entre estes dois grandes homens do oeste.

A minha classificação: 8/10

7 comentários:

Anónimo disse...

Esse eu nunca vi. Lembrei do meu sogro que adora faroeste.

Red Dust disse...

Anderson, é um dos melhores filmes de John Wayne, num papel ácido e ambíguo, até um pouco diferente do seu habitual registo. Montgomery Clift, mais contido, está exemplar, numa fita em que a tensão entre as personagens que representam consegue muitas vezes ultrapassar o próprio brilho das cenas de acção. Nesse contraponto, entusiamou-se Hawks com uma realização forte, directa e decidida.

Abraço.

Anita disse...

não é dos meus "Westerns" de eleição apesar de ter uns cenários fantásticos, umas interpretações excelentes e, uma banda sonora de arrepiar (no bom sentido), o argumento é bastante pretencioso e, deixa muito a desejar!

Beijinho

ps: ouve lá...vocês não querem o Jesualdo de volta, não??

Anónimo disse...

Grande clássico!

Abraço

Kau disse...

Red, sou doente por westerns. Gosto de quase todos e este Rio Vermelho é excelente do início ao fim. O que mais me chamou atenção foi a direção e, principalmente, a parceria entre John e Montgomery.

Abraços.

Red Dust disse...

Anita: ainda assim parece-me um western a ter em muito boa conta.

Pois é... o FCP. As contas estão complicadas (já parece a Selecção), mais que a desgraça de Londres este resultado nunca poderia ter acontecido. Tudo passa por uma vitória na Ucrânia. Quanto ao Jesualdo, deixa-o estar que está aí muito bem. Mas também não se pode esperar milagres. Trocar Bosingwa, Paulo Assunção e Quaresma por uma data de 'pernas-de-pau' argentinos nunca poderia dar grandes resultados...

Beijinho.

Red Dust disse...

Joker: não afirmo que seja o meu western preferido, mas é um filme forte.

Kau: mas também há western's muito fraquinhos. Felizmente que não é o caso. O duelo entre Wayne e Montgomery até poderia ter feito mais faísca se Hawks não aconselhasse Montgomery a ter uma actuação contida.

Abraços.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...