"Das Leben Der Anderen" Drama Alemanha, 2006 Realização: Florian Henckel von Donnersmarck Actores: Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Ulrich Tukur, Thomas Thieme Cor 132 minutos
Em 1984, na RDA, quando não se sonhava com a queda do Muro, a população vive sob um apertado controlo ditatorial. Nada é permitido proferir contra o regime, pois o destino mais certo será a detenção. É neste contexto que vive o dramaturgo Georg Dreyman, defensor do seu país mas dividido quanto ao tipo de governação. Apesar dessa ambiguidade, alcançou o sucesso com as suas peças, parecendo que seria intocável perante as autoridades. Porém, num misto de inveja e paixão, o ministro da cultura, Bruno Hempf, muito interessado na bela namorada de Georg, a actriz Christa-Maria Sieland, manda à Stasi que vigie o casal, por forma a encontrar algo de grave e contraditório na vida do dramaturgo. Inesperadamente, o agente encarregado da investigação começa a sentir-se fascinado pela vida dos dois artistas...
Vi este filme recentemente. É de facto um excelente trabalho alemão e um justíssimo vencedor dos Oscars na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Realmente, os alemães sabem usar os recursos que a história lhes proporcionaram. Sinceramente, não sei como é que os portugueses ainda não conseguiram fazer uma grande obra sobre a sua história. Se o Aristides de Sousa Mendes, por ex, fosse proveniente de outro país, já teria, sem qualquer dúvida, um filme sobre a sua vida. Mas poderia referenciar Afonso Henriques, Fernando Pessoa ou D. Manuel II.
Fifeco: e quando se pega nas nossas figuras históricas é pelo lado do telefilme, o que corta, desde logo, muitas das possibilidades de uma fita de qualidade. Realmente não há muito no cinema nacional. Recordo-me de 'Non Ou A Vã Glória De Mandar' de Manoel de Oliveira, mas que aborda diversos séculos. O resto é mesmo um deserto de ideias. Mesmo do suposto projecto sobre Humberto Delgado se deixou de ouvir falar. O sonho de ter Javier Bardem no papel principal deve ter sido só isso... :)
Sem dúvida um dos melhores filmes dos últimos anos, com personagens muito delineados uma história forte e sensível ao mesmo tempo. O filme mostra um época triste para o povo da antiga Alemanha Oriental.
Hugo, o filme ganha logo por ser contado de forma linear. Não se entra no campo das divagações. Aqui ao se ser factual a crítica entra num maior horizonte, tanto se vê o lado de quem oprime, como daqueles que têm relações de conveniência com o poder.
É uma história muito bem contada e exemplar peça de cinema.
Brilhante exemplar do cinema alemão. E concordo com você, o filme acerta justamente por não se prover de inventividades. O roteiro e a montagem linear, mas competente, já bastam pra contar essa excelente história de forma a nos prender do começo ao fim. Abraço
Há um grande realismo, Fred. Seria muito fácil pegar-se numas poucas cenas da prisão e dar-lhes espectacularidade com torturas dos prisioneiros. Ao invès, deu-se um retrato profundamente humano dos agentes da Stasi. A meu ver, errados nas suas convicções, o que não significa necessariamente que não tivessem um pingo de compaixão.
HEREGE (Heretic)
-
Li há pouco um texto do site do jornal britânico The Guardian sobre o quão
fiel foi o trabalho dos diretores e roteiristas Scott Beck e Bryan Woods no
que ...
O Homem Que Sabia Demais (1956)
-
Título original – The Man Who Knew Too Much “The Man Who Knew Too
Much” (1934) foi um filme muito importante para Alfred Hitchcock – fê-lo
regressar ...
ATÉ O ÚLTIMO TIRO (The Maverick Queen)
-
Barbara Stanwyck afirmou algumas vezes que gostava mais de atuar em
faroestes por se sentir melhor nos espaços abertos que dentro dos estúdios....
NÃO SE MEXA
-
*Não Se Mexa *é um filme do gênero suspense, lançado pela Netflix em 2024.
Com a direção da dupla Adam Schindler e Brian Netto, e é estrelado por
Kels...
Apuros de um Xerife / The Sheriff of Fractured Jaw
-
(Disponível no Dwan e Walsh Filmes do YouTube.) Sete anos antes de Dívida
de Sangue/Cat Ballou (1965), 16 anos antes de Banzé no Oeste/Blazing
Saddles (197...
Dos Infernos na terra
-
90 por dia é a média de violações na Índia onde violar uma mulher é igual
a beber um copo de água e as violações em grupo são tão banais como pagar
uma ro...
Destemida
-
"Destemida" estreou em Portugal a 02 de dezembro no streaming Netflix e
vi-o recentemente, é apenas bom.
"Jak zostac gwiazda" tem emoção, mas perde po...
Um Cinema para o País
-
Cacá Diegues (O Globo) 17-08-2020
"Sempre fui um cinéfilo febril. Acho que nunca perdi nenhuma novidade dos
três cinemas de Botafogo, onde mor...
Melhores Cenas – O Franco Atirador (1978)
-
Cena memorável do filme clássico do diretor Michael Cimino, O Franco
Atirador. A beleza da cena é o registro da diversão e leveza deste pequeno
grupo de am...
MEC for the soul
-
Damn, que este senhor faz tanto, mas tanto sentido... Quando nos
Apaixonamos Quando nos apaixonamos, ou estamos prestes a apaixonar-nos,
qualquer coisinha ...
CINEGRAFISTAS DE TIRAR O CHAPÉU #2
-
NÉSTOR ALMENDROS(1930-1992) Nascido na Espanha, mudou-se aos 18 anos para
Cuba, para acompanhar seu pai exilado por conta do regime Franquista. Na
adolescê...
Rabbit Hole
-
De vez em quando aparece algum filme que foi livremente baseado numa peça
de teatro. Um dos exemplares mais atuais é o extraordinário *Dúvida*, no
qual p...
THE END OF AN ERA
-
Bem, este é o post que mais me custa escrever... Depois de muito pensar
decidi encerrar aqui um ciclo e fechar de vez o *Revolta*. Poderia referir
todas a...
Debate sobre o SAG Awards hoje do no Cinedica!
-
Boa tarde amigos!
Hoje o Cinedica (www.cinedica.com.br) irá promover um debate sobre a
premiação do SAG Awards, a premiação do Sindicato de Atores dos EUA...
ÚLTIMO POST DE 2009: Avatar e Ardida Como Pimenta
-
Olá
Aqui vai meu último post do ano de 2009. Fazendo um balanço, posso dizer
que conferi ótimos filmes, descobri blogs muito interessantes e me
aprofundei...
BDC Awards 2009 - Principais Categorias
-
Como prometido cá estou com os vencedores das principais categorias do BDC
Awards 2009, as únicas que ainda faltavam serem anunciadas. Lembrando
novamente,...
Há 14 anos
Selos
Dos meus amigos cinéfilos e não só... muito obrigado!!!!!
7 comentários:
Vi este filme recentemente. É de facto um excelente trabalho alemão e um justíssimo vencedor dos Oscars na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Realmente, os alemães sabem usar os recursos que a história lhes proporcionaram. Sinceramente, não sei como é que os portugueses ainda não conseguiram fazer uma grande obra sobre a sua história. Se o Aristides de Sousa Mendes, por ex, fosse proveniente de outro país, já teria, sem qualquer dúvida, um filme sobre a sua vida. Mas poderia referenciar Afonso Henriques, Fernando Pessoa ou D. Manuel II.
Abraço
eaee
esse ta na lista do imdb de mais fodas
to querendu ve
http://www.publicandobr.blogspot.com/
Fifeco: e quando se pega nas nossas figuras históricas é pelo lado do telefilme, o que corta, desde logo, muitas das possibilidades de uma fita de qualidade. Realmente não há muito no cinema nacional. Recordo-me de 'Non Ou A Vã Glória De Mandar' de Manoel de Oliveira, mas que aborda diversos séculos. O resto é mesmo um deserto de ideias. Mesmo do suposto projecto sobre Humberto Delgado se deixou de ouvir falar. O sonho de ter Javier Bardem no papel principal deve ter sido só isso... :)
Airton: a ver sem falta.
Abraços.
Sem dúvida um dos melhores filmes dos últimos anos, com personagens muito delineados uma história forte e sensível ao mesmo tempo. O filme mostra um época triste para o povo da antiga Alemanha Oriental.
Abraço
Hugo, o filme ganha logo por ser contado de forma linear. Não se entra no campo das divagações. Aqui ao se ser factual a crítica entra num maior horizonte, tanto se vê o lado de quem oprime, como daqueles que têm relações de conveniência com o poder.
É uma história muito bem contada e exemplar peça de cinema.
Abraço.
Brilhante exemplar do cinema alemão.
E concordo com você, o filme acerta justamente por não se prover de inventividades. O roteiro e a montagem linear, mas competente, já bastam pra contar essa excelente história de forma a nos prender do começo ao fim.
Abraço
Há um grande realismo, Fred. Seria muito fácil pegar-se numas poucas cenas da prisão e dar-lhes espectacularidade com torturas dos prisioneiros. Ao invès, deu-se um retrato profundamente humano dos agentes da Stasi. A meu ver, errados nas suas convicções, o que não significa necessariamente que não tivessem um pingo de compaixão.
Abraço.
Enviar um comentário