PEÕES EM JOGO / Lions For Lambs



"Lions For Lambs"
Drama/Acção
EUA, 2007
Realização: Robert Redford
Actores: Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Peña, Andrew Garfield, Peter Berg, Kevin Dunn
Cor
88 minutos


O retrato das motivações, ideais e compromissos de uma série de personagens, em três frentes, tendo como palco de fundo a acção militar norte-americana no Afeganistão.

Um jovem político em ascensão, o senador Jasper Irving, quer servir-se de uma jornalista veterana para difundir a sua visão e estratégia para aquele país, que conta ainda com forte resistência às investidas do invasor, enquanto esta procura, avidamente, factos novos sobre as intenções dos Estados Unidos para aquele país.

Entretanto, no próprio Afeganistão, as tropas norte-americanas preparam-se para tomar de assalto uma série de picos montanhosos. Estrategicamente parecem ser uma boa opção para ter um maior domínio sobre os talibã. Serão os soldados Arian e Ernest a mostrar, no próprio terreno, o porquê da sua presença ali.

Enquanto isso, o ainda não acomodado professor Malley, de uma universidade da costa oeste, confronta um jovem aluno sobre o seu desinteresse pela disciplina que lecciona face ao seu potencial, dando como exemplo precisamente a trajectória de Arian e Ernest, seus antigos alunos.

Trailer

A minha classificação: 8/10

7 comentários:

Anónimo disse...

Coinscidentemente eu acabei de ver esse filme também. Sinceramente achei bem fraquinho, efeitos visuais muito ruim, e um debate completamente mal formulado. Sei lá... hehe

Anita disse...

glups...

ainda não vi...shame on me..

Estive para o ver no cinema mas, a escolha acabou por recair noutro.

Tenho que o alugar ;)

Bjos

Red Dust disse...

Cara da Locadora: efeitos visuais seria difícil, pois o filme passa-se em meia-dúzia de cenários e, muito menos, é a marca de Robert Redford que incide os seus filmes na representação propriamente dita. Concordo que o 'debate' poderia ser mais atrevido, mas também não é fácil fazer cócegas ao sistema. Aí será o Michael Moore o especialista.

Anita: é um filme que respira a partir da representação e do valor dos interpretes. Quase que poderia ser uma peça de teatro vs um manifesto político. Apesar da guerra do Afeganistão ser um dos pontos fulcrais, o filme tem poucas cenas de acção.

Tenham uma boa noite!!!!! :)

Cataclismo Cerebral disse...

Ainda não consegui ver este filme, que me alimenta tanto a curiosidade. Aprecio muito os filmes que valorizam o diálogo e que contêm bons aprofundamentos de personagens. Parece-me ser este o caso.

Abraço

Red Dust disse...

Cataclismo, o filme incide sobretudo nos diálogos e passa-se tudo no mesmo dia, logo o que se entende de cada personagem são as suas opiniões para o assunto abordado.

Há que, também, situá-lo na realidade americana, o 'interior' do país que não tem como preocupação fundamental o que outros países possam achar das suas acções, tanto militares como diplomáticas.

Admito que quem esteja à espera de um filme de guerra vai ficar bastante decepcionado.

Abraço.

Unknown disse...

Ora, eu achei este filme fabuloso. Faz-nos pensar! Os diálogos, a representação e o tema são tão absorventes que não acho que falte nada a este filme!

Muito, muito bom!

Red Dust disse...

Tudo nos faz pensar. Vem de novo à baila a política norte-americana no exterior. Acredito, até pela grave crise financeira, que o novo presidente americano se vai voltar para o interior e, provavelmente, haverá menos atenção para abrir hostilidades em outros campos de batalha.

Na minha opinião, o filme ainda poderia ser mais incisivo, mas o que se apresenta já é um convite a uma aturada reflexão.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...