JUVENTUDE INQUIETA / Rumble Fish



"Rumble Fish"
Drama
EUA, 1983
Realização: Francis Ford Coppola
Actores: Matt Dillon, Mickey Rourke, Diane Lane, Dennis Hopper, Diana Scarwid, Vincent Spano, Nicolas Cage, Christopher Penn, Larry Fishburne, Tom Waits, Sofia Coppola
P/B e Cor
94 minutos


Décimo primeiro filme de Francis Ford Coppola e o segundo adaptado de um livro de S. E. Hinton, depois de 'Os Marginais'. O termo 'Rumble Fish' designa um tipo de pequenos peixes siameses lutadores que quando estão juntos tentam aniquilar-se. Quando um destes peixes se vê sozinho num aquário, ataca rapidamente a sua imagem.

O título desta obra é, assim, uma metáfora sobre os jovens de um bairro suburbano, que veneram o célebre 'rapaz da moto', figura interpretada por um fascinante Mickey Rourke.



A minha classificação: 9/10

5 comentários:

Hugo disse...

Estou para escrever sobre este filme no meu blog tb.
Um grande filme de Coppola sobre juventude perdida, com grande atuação de Mickey Rourke quando ele estava no auge.
Vários livros de S. E. Hinton foram levados pro cinema nos anos 80 e se transformaram em bons filmes.

Abraço

Anónimo disse...

Caro Red,
Filme de primeira linha, da década de 80 , quando Coppola se utilizava de baixos orçamentos e grandes idéias. Comentei no meu blog sobre o mesmo. Visite: http://e-motionmovies.blogspot.com/2008/02/o-selvagem-da-motocicleta.html.
Ainda de S.E. Hinton, recomendo The Outsiders, que no Brasil ficou conhecido como Vidas Sem Rumo, o filme que lançou/consolidou a carreira de uma geração de novos atores (Bradpacks), tais como Patrick Swayze, Ralph Macchio, Tom Cruise,Rob Lowe, C. Thomas Howell, Matt Dillon e outros. Abcs

Red Dust disse...

Hugo: um preto & branco utilizado de forma a que a cor seja um deslumbre. E aquela voz de Stan Ridgway na música é uma das minhas preferidas. Rourke estava em grande, 'perdeu-se', mas em 'Sin City' tem uma actuação ao nível dos seus melhores papéis.

Jacques: a isso foi obrigado Coppola, depois do fiasco financeiro de 'One From The Heart'. Também vi 'Os Marginais / The Outsiders', mas não me agradou tanto como este 'Rumble Fish'. Tantos nomes de primeira. Que fortuna seria preciso dar para os juntar de novo? :)

Abraço para os dois.

JB disse...

Trata-s realmente de um grande filme! Dos melhores de Coppola.

Já agora: Inquérito em www.revoltadapipoca.blogspot.com

Qual o melhor filme do TOP10 do imdb.com?

Red Dust disse...

É, sem dúvida, um dos melhores, blog da pipoca.

Ah... e para não destoar votei em 'O Padrinho'. :)

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...