DIAMANTE DE SANGUE / Blood Diamond



"Blood Diamond"
Acção/Drama
EUA/Alemanha, 2006
Realização: Edward Zwick
Actores: Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly, Djimon Hounsou, Jimi Mistry, Michael Sheen, Arnold Vosloo
Cor
143 minutos


Serra Leoa, 1999. O caos impera no país com a aproximação dos rebeldes a Freetown. Combates sem misericórdia para o inimigo ou incorporações de jovens crianças à força são o dia-a-dia desta guerra civil.

É no meio desta violência toda, que emerge a história de Danny Archer, um mercenário do Zimbabwe, e de Solomon Vandy, um humilde pescador. Enquanto Danny, a todo o custo, quer resgatar um diamante de alto valor no mato, Solomon quer recuperar o seu filho que está nas mãos dos rebeldes. Duas missões para um só destino.

Trailer

A minha classificação: 6/10

14 comentários:

Robson Saldanha disse...

Gostei de Diamante de Sangue, acho daria um 8/10. Achei injusta sua nota, qual a justificativa?

=)

Red Dust disse...

Olá, Robson!!!!!

O trabalho de representação dos actores é de bom nível. Em especial Djimon Hounsou. Já o conhecia de outros filmes, mas aqui esteve exemplar.

DiCaprio nada tem a provar, pois há muito que atingiu a sua fase de maturidade.

Jennifer Connely está igual a si própria. Carismática como é seu apanágio.

O filme / argumento é que deixa algo a desejar, na minha opinião:

-várias cenas de acção são pouco credíveis. Quantos milhares de balas passaram ao lado dos protagonistas e nada lhes aconteceu?

-a figura do mauzão que, no fim, se transforma no bom samaritano já está por demais gasta.

-filme demasiado longo. Poderiam ter sido cortadas várias cenas de acção que em nada alterava a dinâmica do filme.

-os maus da fita são todos não-americanos (dá para acreditar?). Desde ingleses até sul-africanos, há de tudo, passando pelas óbvias referências russas de sempre.

Em suma, um filme com uma premissa de grande potencial que acabou por não ser aproveitada da melhor forma.

Abraço.

Unknown disse...

Caro Red Dust,

Antes de mais, deixa me dar os parabéns pelo magnífico "layer" a homenagear excelente fotografia de "Assassination of Jesse James...". É de facto uma das minhas imagens predilectas.

Quanto ao filme, estamos em desacordo. lol Eu fui ver esta fita ao cinema e pelas mais variadas razões marcou me bastante. Até concordo contigo em alguns pontos que mencionaste num comentário em cima, mas não deixa de ter sido um filme que me toucou verdadeiramente.

Abraço

Anónimo disse...

Acho que há um complô contra vc, ;)... Mesmo com sua argumentação verossímel, eu não consigo dar menos que 8 para o filme... Lindíssimo...

Red Dust disse...

Fifeco: o tema de fundo, ou seja a ganância, a avidez, a exploração do ser humano toca nos sentimentos de todos nós.

O tema e as interpretações interessaram-me bastante. Já a montagem e várias cenas do filme considero-as medianas.

Cara da Locadora: é normal haver opiniões diferentes. E ainda bem que assim acontece.

Abraço para os dois. :)

Isabela disse...

Apesar de não ter sido bem visto pela critica e pelo publico, gostei desse filme, especialmente do Djimon Hounsou em mais uma otima atuação, uma pena ele ser tão subestimado.

Red Dust disse...

Isabela, é um dos pontos consensuais do filme: a boa interpretação de Djimon Hounsou. :)

Unknown disse...

Ora eu também sou da opinião que o filme vale mais do que um miserável 6. LOL!

Também lhe daria um 8!

;)

Anita disse...

Eu também estou de acordo com a maioria dos comentadores:) também acho que o filme merece uma maior pontuação...gostei muito, da estória, do argumento das interpretações (especialmente e, como igualmente já referiste do Djimon Hounsou) :) gostei mesmo muito;)
vi-o em cima e, já o revi em dvd;)

Beijinhos e, um excelente fds;)*

Red Dust disse...

free e Anita: está visto que vi 'outro' filme. Às interpretações pouco tenho a apontar (aí a nota seria maior), mas há várias cenas de acção pouquíssimo realistas.

Tenham um óptimo fim-de-semana!!!!! :)

Unknown disse...

Caramba.....se um filme desse merece uma mísera nota 6/10 imagine que filme teria que ser feito pra merecer um 10/10 .....só sendo feito, dirigido e roteirizado por Deus.....Afh =0(

Red Dust disse...

Na tua opinião, Santos, qual seria a nota apropriada e porquê?

Abraço.

Anónimo disse...

Não gostei! O filme tem alguns aspectos interessantes mas Di Caprio não me convence minimamente! Serei apenas eu a achar isso? O actor secundário salva o filme!

Sónia Patrícia disse...

Não é exactamente um filme aborrecido, porque DiCaprio e Hounsou parecem atrair mais e mais armas de fogo, como um relógio certinho. Infelizmente apelando a demasiadas coincidências e escapadelas dos heróis de situações impossíveis. Na verdade, o filme parece ser um misto de todas as grandes histórias do imperialismo ocidental de aventuras, mas Zwick está demasiadamente obcecado com cenas infernais envolvendo jovens africanos numa grande carnificina, deixando escapar uma oportunidade para fazer um manifesto político e social memorável.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...