TROPA DE ELITE



"Tropa De Elite"
Acção
Brasil, 2007
Realização: José Padilha
Actores: Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Paulo Vilela
Cor
111 minutos


Rio de Janeiro, 1997, pouco antes da visita de João Paulo II. Nas favelas da cidade vive-se um clima intenso de terror. A lei da força, dos traficantes, claramente sobrepõe-se a todos os anseios do cidadão comum que por ali habita e domina os seus movimentos.

Em contraponto está a força de elite da polícia militar, o BOPE, aqui personificada pelo capitão Nascimento, que para manter um nível controlado de ordem não olha a meios legais para o fazer. Uma distrinça moral, entre o bem e o mal, que está numa fronteira nunca definida e em que Nascimento se vê envolvido, para além da sua própria crise psicológica entre o querer sair do BOPE e a pressão que sofre da esposa.

Trailer

A minha classificação: 8/10

5 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Esse filme foi uma visão nova e corajosa no Brasil, onde meliantes são desculpados de tantas maneiras que eles acabam se tornando vítimas e nós, os maus.
Impactante.

Red Dust disse...

Infelizmente é uma realidade aí do Brasil, inquietante e aterradora. O filme tem mesmo um enorme impacto. Cru, directo e sem falsos moralismos. Assim é o nosso mundo...

Abraço, Gustavo.

Anónimo disse...

É, é um filme que foi julgado de várias formas, li em algum lugar alguém dizendo (que profundo, rs) que se você gosta do filme te chamam de fascista e se não gosta te chamam de maconheiro. Eu prefiro achar que é apenas um filme de ação, querendo levar um sentido maior, mas não conmsegue tanto assim.

Hugo disse...

Como cinema é um filmaço, um soco no estômago que mostra a violência e a corrupção com um grande realismo e ótimas interpretações.
Por outro lado infelizmente é o retrato da realidade de alguns lugares no Brasil.

Abraço

Red Dust disse...

Cara da Locadora: é um filme de acção, mas com muito para contar. Aprofunda com destreza o lado policial. Talvez o lado do traficante pudesse ter uma visão mais incisiva, aqui é visto como o mau e ponto final. A estrutura do filme lembrou-me muito 'Born To Kill' de Kubrick. Claro que não tem o seu brilhantismo, mas este 'Tropa De Elite' é um filme muito bem articulado. Está de parabéns o cinema brasileiro.

Hugo: uma surpresa a interpretação de Wagner Moura que conhecia sobretudo de papéis em novelas. É um filme que leva a realidade para outros patamares. E sem receio de o mostrar...

Abraços.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...