PLATOON



"Platoon"
Guerra
Grã-Bretanha/EUA, 1986
Realização: Oliver Stone
Actores: Charlie Sheen, Tom Berenger, Willem Dafoe, Kevin Dillon, Francesco Quinn, Forest Whitaker, John C. McGinley, Johnny Depp, Oliver Stone
Cor
120 minutos


Realizado em 1986, o filme que consagrou Oliver Stone, foi o título considerado pela Academia de Hollywood como o melhor do ano, para além de ter recebido mais três estatuetas: realização, montagem e som.

Trata-se de uma narrativa na primeira pessoa baseada nas experiências de Stone na guerra do Vietname, aqui expressas pela voz e pelo corpo de um jovem actor, Charlie Sheen, que interpreta a personagem do soldado Chris Taylor, recém chegado ao Vietname.



A minha classificação: 10/10

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelas novas alterações. Quanto ao filme achei que teve boas interpretações, sendo o guião mt bom. Foi um filme que ficou para a história do cinema. Daria nota 7.

Red Dust disse...

Eh eh eh eh eh... estás bem exigente, paulo. Uma nota muito rigorosa.

Não é um filme muito antigo, mas já se pode considerar um clássico.

Bem ao nível de um 'Nascido Para Matar' ou de um 'Apocalypse Now'.

Loot disse...

Dos meus favoritos do realizador juntamente com Natural Born Killers

Red Dust disse...

loot, se juntares toda a década de 80 de Stone vais encontrar muitas pérolas.

O único que não vi foi 'A Garra'. Todos os restantes, 'Salvador', 'Platoon', 'Wall Street', 'As Vozes Da Rádio' e 'Nascido A 4 De Julho' são de grande qualidade e a descobrir (no caso dos que não viste, claro).

Pedro Pereira 77 disse...

Um dos melhores de Oliver Stone

Anita disse...

Magnifíco!

Red Dust disse...

halloween e Anita: estamos completamente de acordo. :)

Neste filme está uma das cenas mais cínicas que vi no cinema. O abandono na selva, à sua sorte, do sargento Elias e aquele olhar do sargento Barnes, já no heli, ao ver que Elias ainda estava vivo.

Também quero destacar Charlie Sheen. Uma interpretação completamente sóbria. Outro menino de ouro que teve anos intensos e que, a pouco e pouco, se eclipsou.

Loot disse...

Dos que mencionas só vi o "Nascido A 4 De Julho" e gostei mas prefiro os dois que mencionei. Tenho algures em VHS o Nixon para ver. E a ver se apanho o Wall Street que acho que anda a dar no Hollywood.

Viste o "Ases Pelos Ares" dois? Existe uma cena em que o Charlie Sheen está a pensar em frases do Platoon ao mesmo tempo que passa o seu pai a pensar em frases do "Apocalypse Now". Como eu vi primeiro o Ases pelos ares só anos mais tarde percebi esta cena.

Abraço

Red Dust disse...

Olá, Loot. :)

Indo por títulos:

-Nixon: um bocado 'seca'. Apenas a curiosidade de ver Anthony Hopkins caracterizar Nixon.

-Wall Street: imprescendível. Uma ode aos gananciosos. Nada tem a ver com a negociação no nosso PSI, há que enquadrá-lo nos bastidores dos mercados americanos.

-Ases Pelos Ares 2: vi e gostei mais do que o 1. A ver se, entretanto, também o coloco por cá. O 'problema' neste género de filmes é que se não conhecemos os que são glosados ficamos 'à nora' sem perceber as rábulas.

Peter Gunn disse...

Este Platoon é sem dúvida um dos melhores filmes sobre a guerra do Vietnam, especialmente porque em muitas das cenas chega-se a tornar quase uma biografia dos momentos que Oliver Stone passou nessa mesma guerra (como se pode ver no documentario sobre o filme incluido no DVD).

Um filme marcante e que mostra mais uma vez os reais acontecimentos da maldita guerra para o povo americano, como aliás também é visivel no Nascido a 4 de Julho.

Nota 9 =)

Red Dust disse...

Junto aos vários filmes sobre a guerra do Vietname já aqui mencionados 'O Caçador'. Só aquela arrepiante cena da roleta russa vale o filme todo.

Abraço, Peter.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...