GLADIADOR / Gladiator



"Gladiator"
Aventuras
Grã-Bretanha/EUA, 2000
Realização: Ridley Scott
Actores: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Oliver Reed, Derek Jacobi, Djimon Hounsou, Richard Harris
Cor
149 minutos


Outra extraordinária realização de Ridley Scott, com enorme empenho na caracterização de Roma. Uma visão do que foram os heróis das arenas, dos golpes palacianos ou da complexidade da mente de quem governa. Um épico à moda antiga, que mostra o drama de um homem fiel à sua carreira militar, mas que, de um momento para o outro, se vê na necessidade de preservar a sua família e partir na busca meteórica da vingança.

Roma, o General Maximus é o favorito do Imperador Marco Aurélio para lhe suceder. Num duplo golpe, o filho deste, Commodus, afasta o seu pai do poder e condena Maximus e a sua família à morte. Maximus consegue escapar às garras dos seus executores e converte-se num gladiador. O seu objectivo é único: chegar a quem o condenou...



A minha classificação: 9/10

16 comentários:

Anónimo disse...

Foi daqueles filmes que, quando estreou, não me atraiu; nunca fui muito fã de filmes de época. Até que decidi dar-lhe uma oportunidade - e tanto Russel Crowe como Joaquin Phoenix são muito boas razões para se ver um filme... Só posso dizer que não podia ter gostado mais.

Anita disse...

Um grande filme:)

se calhar o óscar foi um exagero mas, é de facto um grande filme! excelente realização, excelentes interpretações, excelente fotografia e banda sonora!

Muito Bom!

beijinho e boa semana***

Anónimo disse...

Adorei o filme. Antes de o ver fiquei chateado pq este filme tirou o Óscar de melhor actor ao Tom hanks. Mt bem construído e dirigido.
Daria nota 8
Atenção que o jornal Record vai começar a oferecer "filmes" a partir de 1 de Abril. Primeiro filme Jackie Brown.

Loot disse...

Acho que há melhor dentro do género, nomeadamente Braveheart. No entanto é um bom filme, mas o que lhe saliento mais é a sua magnífica banda sonora essa sim 10/10.

abraço

Red Dust disse...

Débora: há também a recuperação do filme espectáculo tão característico dos anos de ouro de Hollywood. Foi um dos aspectos que me atraíu. Crowe e Phoenix estiveram 'diferentes'. Crowe mais físico e o desempenho foi fiel a essa particularidade. Phoenix conseguiu transmitir bem a sensação de neurótico (em parte também fragilidade) do seu personagem.

Anita: eu gostei bastante. Apesar do argumento não ser propriamente uma originalidade, o desempenho de todos foi muito bem construído.

Paulo: uma óptima novidade que estás a dar. Desconhecia. A lista está por 'aí' disponível? E é mesmo oferta ou o jornal + cash?

loot: eu arriscaria escrever que 'Gladiador' está a um nível muito semelhante dos melhores do género. E 'Braveheart', obviamente, está lá.

Obrigado a todos pelos comentários.

Anónimo disse...

Red Dust : compras na 3a feira o jornal e dão-te 1 cartão e depois na 4a feira compras o jornal, apresentas o cartão e dão-te o filme (tal como acontecia no jornal Expresso).

DIAS 1/2 DE ABRIL-JACKIE BROWN
DIAS 8/9 DE ABRIL-BEOWULF & GRENDEL -A LENDA DOS VIKINGS
DIAS 15/16 DE ABRIL -ABERTO ATÉ DE MADRUGADA
DIAS 22/23 DE ABRIL -JANELA INDISCRETA
DIAS 29730 DE ABRIL -RESGATE DEBAIXO DE FOGO
DIAS 6/7 DE MAIO -WOLF CREEK


Realço o filme do Tarantino "Aberto até de madrugada". Vi este filme no cinema Londres, e sinceramente adorei.

Ps: loot se existe para ti melhores filmes do género pq das nota máxima? que nota darias ao braveheart? 11 ;)

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar.
Aqui queria dizer :

DIAS 29/30 DE ABRIL -RESGATE DEBAIXO DE FOGO

Anónimo disse...

Encontrei isto:

http://www.record.xl.pt/rec/mrkt/dvd/

O único que ainda não vi foi este :BEOWULF & GRENDEL -A LENDA DOS VIKINGS

O resto na minha opinião vale a pena :)

Red Dust disse...

Obrigado, Paulo, pela informação preciosa.

Imprescendíveis são, desde logo, 'Jackie Brown' e 'Janela Indiscreta'.

'Resgate Debaixo De Fogo' não conheço.

Não gostei por aí além de 'Aberto Até De Madrugada'. Creio que na realização o Tarantino teve só uma parte pequena, tendo o Rodriguez o trabalho maior.

Sobre a opinião do loot, interpretei como ele tendo dado nota 10 à banda sonora de 'Gladiador' e não ao conjunto total do filme.

Abraço.

Isabela disse...

o tipo de filme que me fascina! sou apaixonada por ridley scott, e posso dizer, que no meu agrado, é uma das melhores interpretações de joaquin phoenix.

Red Dust disse...

Olá, Béu!!!!! :)

É um filme (praticamente) consensual no que concerne aos aplausos.

As grandes produções, se bem feitas, tornam-se, de imediato, clássicas.

Loot disse...

O que eu queria dizer o Red Dust já explicou (obrigado). Eu dou nota 10 à banda sonora do gladiador e não ao filme. Acho que está bem explicado, mas se havia dúvidas ficam agora resolvidas :P

E já agora obrigado pelo aviso dos dvds que vêm no jornal ;)

Red Dust disse...

Ainda sobre os dvd's, pensava que o 'Janela Indiscreta' seria o de Hitchcock, afinal não é. Tem no principal papel Christopher Reeve.

JB disse...

O filme é realmente muito bom...
O melhor do filme: Joaquin Phoenix merecia a estatueta!

Red Dust disse...

É sempre difícil escolher entre Crowe e Phoenix neste filme.

Ainda assim, talvez a representação de Crowe me tenha agradado mais. Mas, há que notar que ambos representavam papéis de diferentes sensibilidades.

Dos filmes que vi do Russell, terá sido a interpretação que mais apreciei.

Anónimo disse...

Verdadeiro momento de cinema... Se existe grandeza no cinema, este filme representa-a em todo o seu esplendor.Pra mim só BEN-HUR a supera.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...