O ESTRANGEIRO / The Stranger



"The Stranger"
Drama
EUA, 1946
Realização: Orson Welles
Actores: Edward G. Robinson, Orson Welles, Loretta Young, Philip Merivale, Richard Long
P/B
95 minutos


Wilson trabalha para a comissão aliada contra os crimes de guerra. Com a intenção de encontrar Franz Kindler, um oficial nazi responsável de ser um dos principais autores do genocídio contra o povo judeu, numa reunião da comissão, Wilson propõe que um associado de Kindler que está preso seja libertado, acreditando que assim este o levará ao paradeiro do primeiro.

É na pacata cidade de Harper, no Connecticut, que a pista termina. Foi aqui que este homem, acusado de ter sido um génio ao serviço do nazismo, encontrou o seu esconderijo e camuflagem perfeitos, integrando-se na melhor sociedade da cidade.

Trailer

A minha classificação: 8/10

3 comentários:

Kamila disse...

Do Orson Welles, só assisti mesmo ao clássico "Cidadão Kane" e ao maravilhoso "A Marca da Maldade". Não sei se conseguiria achar esse filme do post tão facilmente.

Bom final de semana!

Pedrita disse...

eu adorei. beijos, pedrita

Red Dust disse...

Kamila: a carreira de Welles é marcada por uma genialidade que nem alguns projectos mal sucedidos a podem ofuscar. 'Citizen Kane' é a sua referência incontornável. No entanto, e com alguma da tua persistência na procura dos filmes, recomendo-te vivamente 'The Third Man' e 'The Lady From Shangai'. Dois enormes exemplos de como se fazer cinema.

Pedrita: mais uma vez Welles foi um percussor num seu projecto. Abordar um tema desta natureza, quando a II Guerra Mundial mal tinha terminado e a maioria dos civis desconhecia o que se tinha passado com os judeus, foi um risco bem sucedido. O filme tem todos os ingredientes do film-noir, servidos, na altura, por uma trama actual, mas que, às tantas, se conseguiria traduzir para algumas situações deste nosso mundo moderno.

Tenham um óptimo fim-de-semana!!!!!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...