Estreia nacional: 19.03.2009
"Che - El Argentino"
Biografia/Drama
França/Espanha/EUA, 2008
Realização: Steven Soderbergh
Actores: Benicio Del Toro, Julia Ormond, Pablo Guevara, Franklin Díaz, Armando Suárez Cobián, Rodrigo Santoro, María Isabel Díaz, Demián Bichir
Cor e P/B
126 minutos
A 26 de Novembro de 1956, Fidel Castro parte para Cuba com oitenta rebeldes. Um deles é "Che" Guevara, um médico argentino que partilha com Fidel um objectivo - derrubar a ditadura corrupta de Fulgêncio Batista. Che torna-se uma força indispensável e rapidamente aprende a arte da guerrilha. À medida que segue para a frente de combate, Che é adoptado pelos seus camaradas e pelo povo cubano. O Argentino mostra a ascensão de Che na Revolução Cubana, de médico a comandante e, mais tarde, a herói revolucionário.
Texto: Lusomundo
Site oficial
Classificações
IMDb: 7,6/10 (3.740 votos)
Às Margens
-
Às Margens (En los Márgenes, Espanha / Bélgica, 2022) – Nota 6
Direção – Juan Diego Botto
Elenco – Luis Tosar, Penélope Cruz, Christian Checa, Aixa Vill...
Há 6 horas
2 comentários:
Apesar de se saber que a narrativa de Che terá a sua continuação, a verdade é que O Argentino tem vida própria. O percurso é estabelecido entre as selvas, de vitória em vitória, até à certeza de que os revolucionários caminham vitoriosos para Havana. Esperemos por Guerrilha (com estreia marcada para dia 2 de Abril), para tirar as conclusões finais. Mantendo-se, como é provável, a coesão, então estamos perante um verdadeiro documento histórico. Uma obra que vai marcar certamente este ano cinematográfico.
Entre imagens estáticas e uso de câmera na mão, Soderbergh consegue o equilíbrio técnico e fotografia trabalhada, realmente nos colocando ali, dentro da mata, junto com o exército, sem perder o cheiro do passado deixado entre o espectador e a tela. A fidelidade é realmente grande, sem contar o mais óbvio ponto da produção: A atuação de Benício Del Toro. O porto-riquenho é um monstro. Para mostrar o lado humano e preocupado com a boa índole e a justiça dentro de seu grupo, Del Toro consegue ir da serenidade a função de sua autoridade sem muitos problemas. Mesmo com muitos personagens importantes da história, a obviedade de personagens coadjuvantes aumenta perto da atuação de Del Toro.
Enviar um comentário