ÀS SEGUNDAS AO SOL / Los Lunes Al Sol



"Los Lunes Al Sol"
Drama
Espanha/França/Itália, 2002
Realização: Fernando León de Aranoa
Actores: Javier Bardem, Luis Tosar, José Ángel Egido, Nieve de Medina, Enrique Villén
Cor
113 minutos


Uma cidade portuária no norte, que há muito tempo voltou as costas ao campo e que se rodeou de indústrias que a fizeram crescer desproporcionadamente, que alimentaram a imigração e desenharam um horizonte de chaminés, de esperanças, de futuros desenraizados.

Um grupo de homens todos os dias percorre as suas ruas, procurando as saídas de emergência. Trapezistas de fim de mês, e de início de mês também, trapezistas sem rede, sem público, sem palmas no final, que caminham diariamente pela corda bamba do trabalho precário, que aguentam a sua existência com andaimes de esperança e que se refugiam nas suas poucas alegrias, como se o naufrágio de que tentam salvar-se diariamente não fosse o seu, enquanto falam das suas coisas e se riem, de tudo e de nada em especial, esperançosos, tranquilos, na manhã de uma segunda-feira ao sol...

Trailer

A minha classificação: 8/10

2 comentários:

Hugo disse...

Gostei muito deste filme, o misto de drama e comédia está no ponto certo para contar uma história bem atual, sobre desemprego, o que na Europa é um problema e aqui no Brasil é praticamente uma epidemia, infelizmente.
O elenco tb é muito, com destaque para Javier Bardem, como sempre.

Abraço

Red Dust disse...

Qualquer filme que, no momento, conte com Javier Bardem no elenco é uma mais-valia.

No entanto, este 'Às Segundas Ao Sol' mesmo se não contasse com o actor, seria sempre um belo filme, pois todos os que o acompanham fizeram um bom trabalho.

O desemprego na Europa tem sido um problema. Embora com algumas dificuldades tem sido controlado. Interessante a preparação face à crise do sub-prime americano. Existiram danos financeiros por cá, mas nada que se pareça ao que aconteceu nos Estados Unidos.

Os problemas de desemprego que desaguam na criminalidade no Brasil acabam por ser também um 'tiro no pé', pois acredito que com outra imagem muitos mais turistas esse belo país iria receber, o que por si só significaria mais emprego e investimento.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...