"Entre Les Murs"
Drama
França, 2008
Realização: Laurent Cantet
Actores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille, Dalla Doucoure, Arthur Fogel
Cor
128 minutos
François é um jovem professor de francês de um liceu de Paris. Um estabelecimento de ensino que abarca uma enorme diversidade de origens e culturas, que, facilmente, entram em conflito. A turma do 8º ano de que François é professor não é diferente. Há um impacto social sempre presente nas acções dos alunos, que naquelas aulas é aflorado com mais clareza numa marcação constante da diferença. De momentos divertidos a outros tensos, François tenta mostrar-se como um professor moderno e liberal, mas atento aos limites do comportamento dos seus alunos.
Trailer
A minha classificação: 8/10
6 comentários:
ótimo filme!
Uma obra prima que retrata o confronto geracional, o confronto racial, o confronto sexual e até o civizacional que se vive no mundo actual, de uma forma nua e crua. A abordagem situa-se no documentário de contornos dramáticos. Um bom filme para ser analisado por todos aqueles que têm um papel interventivo na educação dos nossos jovens. Recomendo!
Pedro: sem dúvida.
Filipe: apontas bem. Vi com muita atenção toda aquela luta de ideias e idades. Dei comigo a pensar... 'é pá, eu já não me identifico com aqueles putos da escola'... o ensino já não é só o ensino, transporta para dentro daquelas quatro paredes anseios sociais que antes não eram demonstrados. A analisar tanto por quem está dentro e fora das instituições.
Abraços.
EU adorei o filme. Foi uma enorme surpresa. Apesar de ter ganho a Palama d'Ouro nunca esperei que fosse do meua grado. mas a verdade é que a sua crueza e a frieza com que se apresenta torna-se avassaladora. Fantástico.
9/10.
Abraço
O Departures deve ser mesmo um grande filme para deixado este belo trabalho para trás nos Oscars!!
Fifeco: surpresa não foi para mim, já me chegou tão elogiado, que foi antes uma confirmação. É interessante ver que quem actua é mesmo por amor à arte, não há ali profissionais. Aquele estar perante a câmara não foi de todo intimidatório.
Anita: e vai ser difícil, para já, avaliar a qualidade de 'Okuribito'. Nem há estreia prevista. Espero, pelo menos, que apareça em DVD.
Fiquem bem!!!!!
Enviar um comentário