PAPILLON



"Papillon"
Aventuras/Biografia
EUA/França, 1973
Realização: Franklin J. Schaffner
Actores: Steve McQueen, Dustin Hoffman, Don Gordon, Anthony Zerbe, George Coulouris
Cor
150 minutos


O ponto de partida é um best-seller, 'Papillon', escrito por um ex-forçado que nele descreve as suas experiências na colónia penal para onde foi levado, na Ilha do Diabo, e das sucessivas tentativas de evasão, numa procura constante da liberdade que tão só parecia uma miragem.



A minha classificação: 10/10

9 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Um clássico que parece ter caido em domínio público e lançado várias vezes em DVDs medianos no Brasil.

Unknown disse...

Aqui estamos totalmente em desacordo. Foi uma das maiores desilusões que obtive enquanto filme visto em casa. As interpretações são fenomenais sem dúvida. Mas além disso pouco mais saliento. O argumento torna-se aborrecido, a realização é desinspirada e a história não é assim tão boa. Mas claro, é só uma opinião.

Abraço

Red Dust disse...

Gustavo: cultura para todos!!!!! :)

Fifeco: agora é que me estás a tramar... :)

Para além das magistrais interpretações, é uma história muito boa. Toda aquela persistência e crueldade em volta do sistema prisional é que fazem a essência do filme. Talvez uma revisão te possa dar outra opinião... ou não... :)

Caio disse...

10? hehe

Só não é o melhor do Schaffner porque ele fez Meninos do Brasil.

Hugo disse...

Filmaço, Hoffman e McQueen arrebentam nos papéis principais.

O diretor Schaffner apesar de pouco lembrado, fez outros clássicos como "Patton" e "O Planeta dos Macacos".

Abraço

Red Dust disse...

Caio: é um filme especial. Merecedor da nota máxima. 'The Boys From Brazil' tem cá o título de 'Os Comandos Da Morte'. Interessante, mas uns furos abaixo deste 'Papillon'.

Hugo: são duas interpretações fenomenais. Schaffner não realizou muitos filmes. Trabalhou essencialmente na televisão. Mas deixou marca. Eu escolheria 'Papillon' e 'Patton' como melhores, mas 'Planet Of The Apes' carrega toda uma carga mítica.

Abraços.

AddCritics disse...

Este é sem dúvida um dos filmes que merecem o 10. É muito bom. Vi este filme pela primeira vez quando era bastante novo e marcou-me desde logo, um clássico instantâneo. Escusado será dizer que comprei o DVD há cerca de 5 anos :)

Gema disse...

Outro que foi a mamã a aconselhar e que eu não estava muito crente se iria gostar ou não. Simplesmente ADOREI. Estou plenamente de acordo em relação á tua nota. O filme é EXCELENTE.
Bjs

Red Dust disse...

AddCritics: ninguém escapa a ver 'Papillon' na chamada idade verde. Entretanto consegui apanhá-lo em DVD nas célebres promoções de 1,59 € do Jumbo.

Gema: a mamã está sempre a dar boas dicas. Já merece ter uma coluna no teu blogue. :)

Fiquem bem!!!!!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...