QUEM QUER SER BILIONÁRIO? / Slumdog Millionaire



"Slumdog Millionaire"
Drama
Grã-Bretanha/EUA, 2008
Realização: Danny Boyle e Loveleen Tandan
Actores: Dev Patel, Tanay Hemant Chheda, Ayush Mahesh Khedekar, Freida Pinto, Rubiana Ali, Tanvi Ganesh Lonkar
Cor
121 minutos


A história de Jamal Malik, um jovem órfão, que está prestes a ganhar o célebre concurso 'Quem Quer Ser Milionário'. Suspeito de ter cometido uma fraude, Jamal revive, com um inspector da polícia, toda a sua sofrida vida numa interligação com as perguntas do concurso, desde o seu eterno amor por Latika, passando pela difícil relação com o seu irmão Salim, até aos momentos em que sobreviveu com os mais diversos expedientes.

Trailer

A minha classificação: 8/10

21 comentários:

Ramon disse...

Ótimo filme!
Mas só as indicações já estava de bom tamanho.
Levar 8 estatuetas do prêmio máximo do cinema foi algo um pouco exagerado.

Abs!

Anónimo disse...

Ainda não o vi... A curiosidade é o porquê de em Portugal ter sido traduzido para bilionário e não milionário? rs...

Unknown disse...

Muito bem, alguém concorda comigo :p Só vejo 9's e 10's praí.

Consideras merecedor do prémio de melhor filme e afins?

Abraço

Anderson Siqueira disse...

Já houvi muita gente dizendo que ele não merecia os 8 Oscar. Mas eu ainda não vi para tirar as minhas conclusões.
=)

Red Dust disse...

Ramon: eu não vi a maior parte dos filmes nomeados, mas também me pareceu um exagero tantas estatuetas.

Cara da Locadora: outra 'invenção' à portuguesa. Sem querer desvendar algo do filme, poderá ter a ver com o timing da última pergunta, quando Jamal já era milionário. Mas isso sou eu a especular. Espero não estar a cometer nenhuma inconfidência, mas mesmo sem ver o filme já se sabe até onde Jamal chega no concurso...

Fifeco: é uma história bonita de querer e verdadeiro amor. Muito bem filmada, uma banda sonora deliciosa e óptima fotografia. Mas temos que ser justos... o argumento (muito dinâmico aliás...) não surpreende e caminha para um final mais que previsível.

Para já não tenho como comparar com os outros nomeados, mas fiquei surpreendido com tanto prémio.

Anderson: claro que só vendo. A garantia que fica é que é um filme de bom nível. Depois, se se gosta mais ou menos, depende da perspectiva de cada um.

Abraços.

Sergio Deda disse...

Ganhou merecidamente o Oscar. O melhor trabalho de Boyle junto com Trainspotting.

Abraços

Robson Saldanha disse...

Red, pra mim foi 9,5. Achei que a obra parece ser bem completa e tem uma agradável história e um roteiro sem muitas falhas. Merece os prêmios.

Red Dust disse...

Sérgio: como realizador para este ano, Boyle estaria imbatível.

Robson: a história é mais que agradável e está excelentemente dirigida. Faltou apenas o factor surpresa no argumento. Não sei se me faço entender: é um daqueles filmes que sem estar visto parece ter sido já visto. Obviamente que não quero tirar o valor à fita, que é muito... ou provavelmente eu é que queria o céu ou ser milionário... :)

Abraços.

Anónimo disse...

Um amigo meu disse-me que o livro original era "bilionário"... Será?

Red Dust disse...

A novela é de Vikas Swarup e tem o mesmo título (inglês...) que o filme.

A edição portuguesa é de 2006 e realmente tem o título 'Quem Quer Ser Bilionário?'. Talvez tenha havido uma qualquer imposição da editora para manter o título. Poderá ser uma questão de direitos. Mas estou, de novo, a especular... :)

Abraço.

Ana disse...

eu gostei do filme e també daria 8/10 :)
Beijos

Red Dust disse...

Com ou sem surpresas, Ana, o filme conseguiu aglutinar todos os ingredientes necessários num momento cinéfilo. Nunca se poderia ficar desiludido com o resultado geral.

Beijinho.

Unknown disse...

Red não te zangues comigo... eu sei que é imperdoável... mas ainda não vi.
Esta na lista dos "próximos a ver".

Ontem não conseguia abrir o teu blog... não sei porquê mas n dava. Hoje já está a bombar :)

Red Dust disse...

Deixa estar que eu também tenho muitos filmes recentes para ver, Sofia. Eu até me admiro como é que outros nossos amigos blogueiros conseguem estar tão em cima das novidades. É caso para dizer... sempre a bombar... :)

Beijinho.

Anónimo disse...

Leva um 6 e, se fosse eu a mandar, ia emborinha sem nenhum oscar. É impossível comparar isto com o Milk ou com o Benjamin. E então achá-lo melhor, pfft...
São ideias...
Beijo*

Red Dust disse...

Ângela, ainda não vi esses dois outros filmes. O pessoal do Público também não 'perdoou'. Dois críticos deram ao filme a nota mais baixa: mau. Também não me parece ser assim tão mau... :)

Beijinho.

Anónimo disse...

Eu estou um bocado de acordo com eles, na medida em que, tudo o que se vê lá não é inovador, e a maneira como ele filma irrita. Pelo menos a mim. Não lhe daria bola preta, mas também não ficava com mais de 2 estrelas. De qualquer maneira, a parte que realmente gostei foi quando eles eram mais pequenos. De resto, era desnecessário...
Beijinho*

Anónimo disse...

Uma nota boa. Vou conferi-lo neste Domingo. Espero não me decepcionar.

Ciao!

Pedro Henrique Gomes disse...

Se levasse 9 prêmios seria ainda mais justo. Excelente filme!

Anónimo disse...

Este também quero ir ver... Dizem que é muito bom.Nota 10...

Paulo disse...

Vi (finalmente!) ontem à noite este filme e, muito sinceramente, não achei nada de extraordinário.
Bom filme, mas terá merecido tanta estatueta dourada?
Tirando Freida Pinto (e o facto de ela ser de origem portuguesa) nada mais me fará rever o filme novamente.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...