FÚRIA DE VIVER / Rebel Without A Cause



"Rebel Without A Cause"
Drama
EUA, 1955
Realização: Nicholas Ray
Actores: James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo, Jim Backus, Ann Doran, Corey Allen, William Hopper, Rochelle Hudson, Dennis Hopper, Edward Platt
Cor
106 minutos


Jim Stark é o protótipo autêntico e doloroso do jovem rebelde, tão verdadeiro na América dos anos 50 como hoje. Jim não tem objectivos nem raízes, e sente-se descontente com o mundo construído pelos adultos. Luta contra os seus hesitantes pais e contra a feroz violência do liceu. Juntamente com Judy e Plato, ele constrói um mundo só seu...



A minha classificação: 10/10

11 comentários:

Unknown disse...

Este é um daqueles que sera, sem qualquer duvida, uma das minhas proximas compras.

E agora, off topic, o que achas do Out of Africa?

Abraço

Kau Oliveira disse...

Aqui ele chegou como "Juventude Transviada". Gosto, mas não tanto quanto você. Vejo problemas na direção, principalmente.

Mas, uma coisa é fato: a bela atuação de James Dean.

Abraços.

Loot disse...

Do James Dean apenas vi o "A Leste do Paraíso". Já quero ver este há imenso tempo, tenho de me mexer ;)

avraço

Red Dust disse...

Fifeco: uma óptima compra. Quanto ao 'África Minha' (li a tua crónica, já agora...) é um filme que não me desagradou, mas sinceramente não fiquei encantado.

Kau: é um completo hino a uma certa juventude. Para mim é uma fita perfeita. Não há falhas e todas as sequências têm a sua razão para existir. Não é só James Dean que está em grande. Também Natalie Wood e Sal Mineo. A volta que a vida dá, todos eles morreram de forma trágica.

looT: já agora também 'O Gigante', onde Dean claramente 'esmaga' o estrelato que Rock Hudson deveria ter no filme.

Abraços.

Sergio Deda disse...

Super clássico!
Símbolo e atual até os dias de hoje... James Dean torna-se uma lenda com esse filme...

Cecilia Barroso disse...

Oiee!

Com esse festival, estou meio ausente, né?

Juventude Transviada é um clássico. Gosto muito também!

Beijocas

Red Dust disse...

Sérgio: mais que os filmes, o ter morrido tão novo, da forma que foi, contribuíu, e de que maneira, para o culto em torno de Dean.

Abraço.

Cecilia: tenho acompanhado a tua escrita sobre o que tens visto no festival. Como não vi nenhum dos filmes, fico um pouco 'desarmado' para comentar. Mas estou a seguir-te!!!!! :)

Beijinho.

Björn Pål disse...

Um grande filme, ajudado pela aura do mito James Dean, que viveu depressa e morreu novo, só não sei se o cadáver era bonito, dado o estado em que ficou o carro em que se estampou.
Tentou retratar uma certa franja da juventude "baby-boomer", talvez o início do "declínio moral" dos EUA (e não, não é a "moral" das várias seitas e cultos cristão ou semelhantes que por lá existem... esses são moralmente falhos e corruptos desde que largaram de Inglaterra ou da Holanda)

Anita disse...

Agora deixaste-me nostálgica!!!já não revejo esse filme há algum tempo!!e, que filme hum??Atribuir nota 10 até sabe a pouco:)

Beijinho e, uma semanita bem simpátia

Red Dust disse...

Björn: o filme não deixa de ser grande, mas o desaparecimento precoce de Dean ajudou, e muito, a fazer crescer a fama da fita.

Anita: o mínimo para este filme só poderia ser o máximo... :)

Tenham uma óptima semana!!!!!

Dragão Voador disse...

Este filme é um verdadeiro clássico, cinema de qualidade no seu melhor. James Dean está perfeito como Jim Stark, o incompreendido rebelde. Dean tem um carismático desempenho e é extremamente convincente. Tanto Natalie Wood, a sua namorada, como Sal Mineo, o seu amigo, estão bem. O filme capta perfeitamente os sentimentos de cada alma solitária. James é absolutamente surpreendente no seu papel mais memorável. Um actor fantástico.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...