EXPIAÇÃO / Atonement



"Atonement"
Drama
Grã-Bretanha/França, 2007
Realização: Joe Wright
Actores: James McAvoy, Keira Knightley, Romola Garai, Saoirse Ronan, Vanessa Redgrave
Cor
118 minutos


Um quente dia de 1935, em pleno Verão, quando já se avizinhava a II Guerra Mundial, marca e altera profundamente o rumo de vida das irmãs Tallis, Cecilia e Briony, e de Robbie, filho do caseiro da família Tallis.

Um dia dividido entre o encontro do amor de Cecilia e Robbie e da fértil imaginação da adolescente Briony que, injustamente, acusa Robbie de ter cometido um crime de violação. Um dia que Briony encarará como um momento que necessita de ser expiado por toda uma vida...



A minha classificação: 9/10

18 comentários:

Anónimo disse...

Também adorei! Muito bom mesmo... um filme extremamente triste...e com um final arrebatador e surpreendente. Os protagonistas e a jovem Saoirse Ronan a ser uma grande surpresa!

Um dos melhores de 2007.

Red Dust disse...

Cru e sem precisar de inventar artíficios cor-de-rosa para sustentar o argumento.

Profundo na forma como toca no destino de cada um e, depois, na forma como Briony o interpreta para o mundo.

Triste até pelo episódio de guerra escolhido, que não foi de glória. Dunquerque funcionou como uma enorme derrota e uma lição para os ingleses.

Para além disso, e muito importante, a seriedade das interpretações de forte qualidade.

Um retrato poderoso!!!!!

Abraço.

Anónimo disse...

Não me lembro de ter apanhado uma seca tão grande no cinema como nesse filme :)

Beijo *

Mary disse...

Eu vi o filme em casa e também adorei e o final é simplesmente surpreendente.
Excelente filme! :-)

Red Dust disse...

Ângela: ah... não acredito... :)

Mary: todo o filme é envolvente e aquele final é engenhoso.

Beijinhos.

Anónimo disse...

Oh não vi o filme ainda.
9 em 10 deve ser fantástico! Agora vou ter de ver mesmooo
Beijos

Red Dust disse...

Se queres ver um bom drama, Ana, este é o filme indicado. Uma história amarga que espelha a infelicidade (palmilhada com o que deveria ter sido a felicidade...) e a tristeza com uma enorme carga de crueldade.

Beijinho.

Maria Tavares disse...

Este filme proporcionou-me uma experiência arrebatadora. Aliás, era a minha primeira escolha para melhor filme nos Oscares.
Uma história profundamente triste, uma banda sonora de se lhe tirar o chapéu, grandes interpretações e principalmente, uma grande adaptação da obra.
9/10
Fiquem bem!

Loot disse...

Tenho de ver na altura queria muito mas não consegui. Ver se alugo.

Abraço

Anónimo disse...

Juro! Foi h-o-r-r-í-v-e-l!!

***

Red Dust disse...

Rosie: após o fim do filme fica-se mesmo com um sentimento de tristeza misturado com uma certa melancolia tão característica do povo lusitano. Um belo filme.

looT: se gostares de um bom drama, estás bem encaminhado!!!!!

Ângela: ainda estou em estado de choque!!!!! :)

Tenham todos uma boa noite.

Maria Tavares disse...

Sem dúvida red dust! Tive aquela sensação de não ficar bem comigo mesma depois do filme... São poucos os filmes que me deixam assim.
Beijinhos

Red Dust disse...

Precisamente, Rosie. É uma experiência diferente em relação à esmagadora maioria dos filmes que se vão fazendo. Acaba-se mesmo por vestir a pele do duo protagonista.

Beijinho.

Dr Johnny Strangelove disse...

Muitos adoram esse filme.
Acho somente bom, fiz uma critica no meu blog sobre o filme, porém ressalto a força tecnica desse filme que é absurda ... impecavel.
Porém acho que a própria história que foi assim, meio fraca e pense como tenho dar uma surra naquela briony, como diz Policial Micheals em Superbad, o mina empata foda da porra ... eeheheh

Mas considero o mais enfadonho dos indicados e o que menos gostei ...
abraços e até

Pedro Pereira 77 disse...

Grande filme, adorei a história, as interpretações, a banda sonora e a excelente fotografia do filme. Este foi para mim a maior surpresa de 2007. Estava a torcer por ele na altura dos Óscares...

Red Dust disse...

Johnny: a história foi contada de forma simples. Ganha força pela maneira como foi mostrada, pelos pequenos pormenores, pelos sentimentos que deixa sair para fora. Esses sentimentos de dor que tão brutalmente são expostos. Mesmo o expelir de culpa de Briony é um achado, o nó que finalmente dá a uma situação que ficou por resolver.

Halloween: para mim não foi surpresa, foi uma confirmação. É um grande filme que se irá transformar num clássico.

Abraços.

wendell disse...

grande filme, um dos melhores que vi nos últimos anos, com grandes atuações, belas imagens e uma trama empolgante.

Abraços Red Dust!

Red Dust disse...

Também foi dos melhores que vi nos últimos tempos, Wendell. Elegante, sofisticado, belo, mesmo sendo um retrato triste.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...