PROOF - ENTRE O GÉNIO E A LOUCURA / Proof



"Proof"
Drama
EUA, 2005
Realização: John Madden
Actores: Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins, Jake Gyllenhaal, Hope Davis
Cor
96 minutos


Catherine é uma jovem de 27 anos, de Chicago, que dedicou os seus últimos anos a cuidar do pai, Robert. Um brilhante matemático, mas com distúrbios mentais, à beira da loucura, foi obrigado a recolher-se em casa, onde ainda tem esperança de poder voltar a ser quem foi.

Com a morte de Robert, Catherine sente-se angustiada, pois sente ser tão instável como o seu pai, mas sabe, igualmente, que pode ter a sua genialidade.

Uma película que poderia aspirar a mais que a mediania. Centra-se na figura desempenhada por Paltrow, aqui num registo competente, sem falhas, aliás como o restante elenco, mas a que Madden não conseguiu dar uma melhor sequência dramática.

Trailer

A minha classificação: 6/10

6 comentários:

Marta disse...

Efectivamente Proof vê-se com algum agrado, mas fica muito atraz de outros filmes sobre brilhantes matemáticos. Como sejam: O Bom Rebelde ou Uma Mente Brilhante.
Este sofre um pouco com o final, demasiado obvio.
O melhor são as excelentes interpretações de Anthony Hopkins e Gwyneth Paltrow.

Red Dust disse...

Precisamente. Não 'aprendeu' com outros filmes antecessores que envolviam matemática.

O filme partiu da adaptação de uma peça. Talvez tenha condionado o realizador, mas este também não soube criar a necessária dinâmica para um filme.

O final é óbvio, encaixa bem na teoria de Hollywood em que a maioria têm de ter finais felizes.

Anónimo disse...

Vi este filme a pouco tempo (oferta do Jornal CM) e esperava muito mais tendo em conta os actores que participaram no filme. A história tinha potencial mas foi muito mal aproveitada. Sinceramente acho fraco filme.

Nota: 5

Red Dust disse...

paulo, foi também a partir da oferta do CM que vi o filme.

Na próxima 6ª feira começa nova colecção. Agora 1,95 € + jornal. Mas, a maioria dos títulos parecem ser de 2ª escolha. Em príncipio nem comprarei nenhum.

No meu anterior comentário, onde se lê condionado deve ler-se condicionado. Peço desculpa por este erro ortográfico.

Cataclismo Cerebral disse...

Também vi este filme devido à promoção do jornal CM. É mediano, nada mais que isso. Mas frustra um pouco, sabendo a qualidade do elenco envolvido.

Red Dust disse...

cataclismo cerebral: frustra, é verdade. Mas, não foi o primeiro, nem será o último.

Até há por aí uns flops que nem no caixote do lixo caberiam.

Fica-se sempre com essa ideia: actores tão conceituados vs projectos sem ambição de maior. O actor participa porque acredita neste, por amizade ao realizador, porque fica bem na 'foto' ter feito um filme com determinado actor, dinheiro... são motivações que nunca iremos descobrir... ficamos é sempre com aquele amargo de boca, bem sabendo que se poderia obter mais.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...