"Proof"
Drama
EUA, 2005
Realização: John Madden
Actores: Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins, Jake Gyllenhaal, Hope Davis
Cor
96 minutosCatherine é uma jovem de 27 anos, de Chicago, que dedicou os seus últimos anos a cuidar do pai, Robert. Um brilhante matemático, mas com distúrbios mentais, à beira da loucura, foi obrigado a recolher-se em casa, onde ainda tem esperança de poder voltar a ser quem foi.
Com a morte de Robert, Catherine sente-se angustiada, pois sente ser tão instável como o seu pai, mas sabe, igualmente, que pode ter a sua genialidade.
Uma película que poderia aspirar a mais que a mediania. Centra-se na figura desempenhada por Paltrow, aqui num registo competente, sem falhas, aliás como o restante elenco, mas a que Madden não conseguiu dar uma melhor sequência dramática.
TrailerA minha classificação: 6/10
6 comentários:
Efectivamente Proof vê-se com algum agrado, mas fica muito atraz de outros filmes sobre brilhantes matemáticos. Como sejam: O Bom Rebelde ou Uma Mente Brilhante.
Este sofre um pouco com o final, demasiado obvio.
O melhor são as excelentes interpretações de Anthony Hopkins e Gwyneth Paltrow.
Precisamente. Não 'aprendeu' com outros filmes antecessores que envolviam matemática.
O filme partiu da adaptação de uma peça. Talvez tenha condionado o realizador, mas este também não soube criar a necessária dinâmica para um filme.
O final é óbvio, encaixa bem na teoria de Hollywood em que a maioria têm de ter finais felizes.
Vi este filme a pouco tempo (oferta do Jornal CM) e esperava muito mais tendo em conta os actores que participaram no filme. A história tinha potencial mas foi muito mal aproveitada. Sinceramente acho fraco filme.
Nota: 5
paulo, foi também a partir da oferta do CM que vi o filme.
Na próxima 6ª feira começa nova colecção. Agora 1,95 € + jornal. Mas, a maioria dos títulos parecem ser de 2ª escolha. Em príncipio nem comprarei nenhum.
No meu anterior comentário, onde se lê condionado deve ler-se condicionado. Peço desculpa por este erro ortográfico.
Também vi este filme devido à promoção do jornal CM. É mediano, nada mais que isso. Mas frustra um pouco, sabendo a qualidade do elenco envolvido.
cataclismo cerebral: frustra, é verdade. Mas, não foi o primeiro, nem será o último.
Até há por aí uns flops que nem no caixote do lixo caberiam.
Fica-se sempre com essa ideia: actores tão conceituados vs projectos sem ambição de maior. O actor participa porque acredita neste, por amizade ao realizador, porque fica bem na 'foto' ter feito um filme com determinado actor, dinheiro... são motivações que nunca iremos descobrir... ficamos é sempre com aquele amargo de boca, bem sabendo que se poderia obter mais.
Enviar um comentário