"The Silence Of The Lambs" Thriller EUA, 1991 Realização: Jonathan Demme Actores: Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn, Ted Levine, Anthony Heald Cor 114 minutos
Um dos retratos mais negros e perturbantes dos meandros da mente humana. Jodie Foster é uma jovem agente do FBI que resolve pedir ajuda a um notório 'serial killer' para resolver um caso semelhante. Anthony Hopkins é capital na figura de Hannibal Lecter.
Eu vou por outro rumo: acho que a Jodie é que vale 80% do filme (com todo o respeito que Anthony Hopkins me merece, ele que é um actor fabuloso e um dos meus preferidos). Sim, o filme é uma viagem à negritude da mente humana, mas sempre o vi mais como a afirmação de uma mulher que sente que tem de triunfar num mundo regido pelo sexo masculino. O confronto entre mulher e homem, sã e louco, brilho e escuro é arrepiante e fascinante. O argumento é tão perfeito dentro do género que nem precisa de ser evocado...
Eu tenho a mesmo opinião que tu. Apesar de ter um argumento genialmente concebido e dotado de excelentes interpretações, falta-lhe algo. No fim do filme fiquei com a sensação que faltava algo, daí que concorde com a tua nota.
Olá, Fifeco. As notas são sempre subjectivas. Dependem em muito dos próprios gostos, dos géneros ou proveniências dos filmes, porque há os anti-americanos e aqueles que subestimam, por exemplo, o cinema europeu. E, depois, a própria disposição de quem vê.
Creio que os responsáveis de 'O Silêncio Dos Inocentes' pensaram, desde logo, em continuações ou, pelo menos, aproveitar alguma das personagens, talvez por isso a tua sensação final.
Este filme catapultou a carreira da Jodie Foster. Sinceramente, é uma actriz que pouco me diz. O filme é um dos marcos do cinema, dando até origem a sequelas. Daria nota 7.
Jodie Foster tem, desde logo, um mérito que é o de saber escolher os projectos em que participa.
Se reparares, quase todos eles são filmes com substância. Com o passar da idade, a maior parte das estrelas têm tendência a escolher papéis que nada acrescentam. Foster tem feito o contrário.
Já que falam em continuações quase que poderíamos dizer que o "Silêncio dos Inocentes" é uma, pois Michael Mann realizou antes "Manhunter" a versão original do "Red Dragon".
HEREGE (Heretic)
-
Li há pouco um texto do site do jornal britânico The Guardian sobre o quão
fiel foi o trabalho dos diretores e roteiristas Scott Beck e Bryan Woods no
que ...
O Homem Que Sabia Demais (1956)
-
Título original – The Man Who Knew Too Much “The Man Who Knew Too
Much” (1934) foi um filme muito importante para Alfred Hitchcock – fê-lo
regressar ...
ATÉ O ÚLTIMO TIRO (The Maverick Queen)
-
Barbara Stanwyck afirmou algumas vezes que gostava mais de atuar em
faroestes por se sentir melhor nos espaços abertos que dentro dos estúdios....
NÃO SE MEXA
-
*Não Se Mexa *é um filme do gênero suspense, lançado pela Netflix em 2024.
Com a direção da dupla Adam Schindler e Brian Netto, e é estrelado por
Kels...
Apuros de um Xerife / The Sheriff of Fractured Jaw
-
(Disponível no Dwan e Walsh Filmes do YouTube.) Sete anos antes de Dívida
de Sangue/Cat Ballou (1965), 16 anos antes de Banzé no Oeste/Blazing
Saddles (197...
Dos Infernos na terra
-
90 por dia é a média de violações na Índia onde violar uma mulher é igual
a beber um copo de água e as violações em grupo são tão banais como pagar
uma ro...
Destemida
-
"Destemida" estreou em Portugal a 02 de dezembro no streaming Netflix e
vi-o recentemente, é apenas bom.
"Jak zostac gwiazda" tem emoção, mas perde po...
Um Cinema para o País
-
Cacá Diegues (O Globo) 17-08-2020
"Sempre fui um cinéfilo febril. Acho que nunca perdi nenhuma novidade dos
três cinemas de Botafogo, onde mor...
Melhores Cenas – O Franco Atirador (1978)
-
Cena memorável do filme clássico do diretor Michael Cimino, O Franco
Atirador. A beleza da cena é o registro da diversão e leveza deste pequeno
grupo de am...
MEC for the soul
-
Damn, que este senhor faz tanto, mas tanto sentido... Quando nos
Apaixonamos Quando nos apaixonamos, ou estamos prestes a apaixonar-nos,
qualquer coisinha ...
CINEGRAFISTAS DE TIRAR O CHAPÉU #2
-
NÉSTOR ALMENDROS(1930-1992) Nascido na Espanha, mudou-se aos 18 anos para
Cuba, para acompanhar seu pai exilado por conta do regime Franquista. Na
adolescê...
Rabbit Hole
-
De vez em quando aparece algum filme que foi livremente baseado numa peça
de teatro. Um dos exemplares mais atuais é o extraordinário *Dúvida*, no
qual p...
THE END OF AN ERA
-
Bem, este é o post que mais me custa escrever... Depois de muito pensar
decidi encerrar aqui um ciclo e fechar de vez o *Revolta*. Poderia referir
todas a...
Debate sobre o SAG Awards hoje do no Cinedica!
-
Boa tarde amigos!
Hoje o Cinedica (www.cinedica.com.br) irá promover um debate sobre a
premiação do SAG Awards, a premiação do Sindicato de Atores dos EUA...
ÚLTIMO POST DE 2009: Avatar e Ardida Como Pimenta
-
Olá
Aqui vai meu último post do ano de 2009. Fazendo um balanço, posso dizer
que conferi ótimos filmes, descobri blogs muito interessantes e me
aprofundei...
BDC Awards 2009 - Principais Categorias
-
Como prometido cá estou com os vencedores das principais categorias do BDC
Awards 2009, as únicas que ainda faltavam serem anunciadas. Lembrando
novamente,...
Há 14 anos
Selos
Dos meus amigos cinéfilos e não só... muito obrigado!!!!!
9 comentários:
grande filme!!!
grande interpretação do sr. Hopkins...a expressividade, a voz, os gestos...brilhante!!!vale 80% do filme:)
beijo***
Eu vou por outro rumo: acho que a Jodie é que vale 80% do filme (com todo o respeito que Anthony Hopkins me merece, ele que é um actor fabuloso e um dos meus preferidos). Sim, o filme é uma viagem à negritude da mente humana, mas sempre o vi mais como a afirmação de uma mulher que sente que tem de triunfar num mundo regido pelo sexo masculino. O confronto entre mulher e homem, sã e louco, brilho e escuro é arrepiante e fascinante. O argumento é tão perfeito dentro do género que nem precisa de ser evocado...
Abraço!
Duas belas interpretações que marcaram as próprias carreiras de Foster e Hopkins, tal como a cereja no topo do bolo.
Eu tenho a mesmo opinião que tu. Apesar de ter um argumento genialmente concebido e dotado de excelentes interpretações, falta-lhe algo. No fim do filme fiquei com a sensação que faltava algo, daí que concorde com a tua nota.
Abraço
Olá, Fifeco. As notas são sempre subjectivas. Dependem em muito dos próprios gostos, dos géneros ou proveniências dos filmes, porque há os anti-americanos e aqueles que subestimam, por exemplo, o cinema europeu. E, depois, a própria disposição de quem vê.
Creio que os responsáveis de 'O Silêncio Dos Inocentes' pensaram, desde logo, em continuações ou, pelo menos, aproveitar alguma das personagens, talvez por isso a tua sensação final.
Este filme catapultou a carreira da Jodie Foster. Sinceramente, é uma actriz que pouco me diz.
O filme é um dos marcos do cinema, dando até origem a sequelas.
Daria nota 7.
Olá, Paulo. Tudo bem? :)
Jodie Foster tem, desde logo, um mérito que é o de saber escolher os projectos em que participa.
Se reparares, quase todos eles são filmes com substância. Com o passar da idade, a maior parte das estrelas têm tendência a escolher papéis que nada acrescentam. Foster tem feito o contrário.
Abraço.
Outro clássico, gosto muito e gostei do final.
Já que falam em continuações quase que poderíamos dizer que o "Silêncio dos Inocentes" é uma, pois Michael Mann realizou antes "Manhunter" a versão original do "Red Dragon".
Exacto, loot. Em relação ao protagonista quase que poderíamos dizer que foi, também, a pré-sequela de CSI Las Vegas. :)
Enviar um comentário