"The Grapes Of Wrath"
Drama
EUA, 1940
Realização: John Ford
Actores: Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine, Charley Grapewin
P/B
128 minutos
Tom Joad regressa à quinta da sua família, depois de cumprir pena na prisão. As condições que vai encontrar não são famosas, com o banco local a tomar as terras que lhes pertencem há muitas gerações. A esperança parece vir do Oeste, onde se anuncia muito trabalho. A viagem será penosa e, à chegada, o sonho não passa de uma muita amarga realidade.
Um dos retratos mais fiéis da dizimada América na Grande Depressão.
A minha classificação: 10/10
5 comentários:
Poderoso demais!!! Drama essencial. Um dos maiores clássicos americanos.
Este filme é mesmo sem palvras... eu simplesmente adorei e não estava nada á espera de gostar tanto.
Dramático, muito dramático mesmo, mas o filme é super bom.
De acordo com a tua classificação ;)
Bjs
Caio: um filme impressionante. Um dos melhores que vi.
Gema: é um filme que não é muito badalado. Mas quem o queira descobrir terá uma óptima surpresa. Cru, directo e sem rodeios, o que até para a época não era normal.
Fiquem bem!!!!!
John Ford hoje é um diretor um pouco esquecido, mas sua carreira foi sensacional.
Apesar de ter sido talvez o melhor diretor do gênero faroeste, aqui ele criou talvez o melhor filme sobre a Depressão Americana.
Abraço
Para mim John Ford vai muito além do western. Fez grandes filmes fora desse género. Este é um dos seus expoentes máximos.
Abraço.
Enviar um comentário