Desafio: Óscares

Voltamos aos desafios. Este foi lançado pelo Jeniss . A tarefa é simples e rápida: escolher um ano de atribuição dos Óscares e fazer a minha própria lista de vencedores a partir dos nomeados nas categorias de (melhor) Filme, Realização, Actor e Actriz.

Escolhi 2004. Um ano que deveria ter sido dominado, na minha opinião, por 'Mystic River', mas que acabou algo ofuscado pelo 3º capítulo de 'O Senhor Dos Anéis'.

A saga de 'O Senhor Dos Anéis' é extraordinária, não só pela história, como pelos actores e meios empenhados no projecto. No entanto, reduzindo a apreciação a este capítulo, o final não foi tão empolgante quanto o início. Já 'Mystic River', para lamento meu, não foi consensual.

Na categoria de actor a minha escolha é a mesma da Academia. Sean Penn é um homem, aparentemente, de trato difícil, mas sente-se na grande tela o seu encanto pela arte cinematográfica. Transcende-se sempre de tal forma, que nenhuma das suas interpretações passam por vulgares. Goste-se ou não.

Por fim, Naomi Watts para melhor actriz. Não é um ano com interpretações de outro mundo. Apesar de tudo, Naomi pareceu-me a mais consistente. Não gostei de 'Monstro', o que afectou logo a apreciação sobre Charlize Theron.

Filme
Vencedor: The Lord Of The Rings: The Return Of The King


A minha escolha: Mystic River

Outros nomeados: Lost In Translation, Master And Commander: The Far Side Of The World e Seabiscuit

Realização
Vencedor: Peter Jackson / The Lord Of The Rings: The Return Of The King


A minha escolha: Clint Eastwood / Mystic River

Outros nomeados: Fernando Meirelles / Cidade De Deus, Sofia Coppola / Lost In Translation e Peter Weir / Master And Commander: The Far Side Of The World

Actor
Vencedor: Sean Penn / Mystic River


A minha escolha: Sean Penn / Mystic River

Outros nomeados: Jude Law / Cold Mountain, Ben Kingsley / House Of Sand And Fog, Bill Murray / Lost In Translation e Johnny Depp / Pirates Of The Caribbean: The Curse Of The Black Pearl

Actriz
Vencedora: Charlize Theron / Monster


A minha escolha: Naomi Watts / 21 Grams

Outras nomeadas: Samantha Morton / In America, Diane Keaton / Something's Gotta Give e Keisha Castle-Hughes / Whale Rider

Passo o desafio a:
Anita / Amorita
Filipe / Additional Camera
Gema / Os filmes da Gema
João / Revolta da Pipoca
Thesubsidal / 35mm

9 comentários:

Anónimo disse...

Aceito o desafio Red Dust. Postarei daqui a uns dias.

Hugo disse...

Você fez uma escolha difícil, muitos diferentes entre si, a terceira parte do Senhor do Anéis e Mystic River são filmaços. O melhor fica apenas a critério pessoal, os dois são imperdíveis.

Abraço

Gema disse...

Também aceito o desafio... faço o post a seguir á trilogia de "O Padrinho" ;)
Bjks

Anita disse...

também escolheria o Mystic River porque o considero um dos mais belos exercícios de cinema que já tive prazer de ver!!Aliás, é o meu preferido do Eastwood e acho que isso diz tudo!!Também posso dizer o mesmo da saga do Lord of the Rings mas, ao contrário da maior parte das pessoas acho este filme o mais fraco da trilogia!!

Obrigada pelo desafio ;)

beijinho

Gustavo H.R. disse...

Escolheria MASTER & COMMANDER, mas MYSTIC RIVER também é superior ao LORD OF THE RINGS, assim como LOST IN TRANSLATION.

Jeniss Walker disse...

ficou ótima sua lista, Red. um tanto ousado na categoria melhor filme e melhor diretor. das escolhas, gostei mais da vitória de Naomi Watts pelo filme da dupla Iñarritu/Arriaga.
abraço.
:)

Red Dust disse...

Subsidal: obrigado por aceitares.

Hugo: impressionou-me imenso 'Mystic River', mas admito que receber 'O Senhor Dos Anéis' às fatias pode ter condicionado a minha percepção sobre a parte final da saga.

Gema: obrigado. Quando tiveres tempo. Não há pressa.

Anita: também é um dos meus preferidos de Eastwood. Considero-o bastante superior a 'Million Dollar Baby' que recebeu a estatueta. Nesse ano até optaria por 'The Aviator' ou 'Sideways'. Obrigado por aderires ao desafio.

Gustavo: não achei nada de especial 'Master And Commander'. Talvez por estar habituado a ver as grandes produções de Hollywood no género dos anos 40/50. Aqui apareceu um filme modernizado, mas a contar uma história já muito vista (pelo menos por mim...).

Jeniss: eu é que agradeço o teu convite. :)

Tenham uma óptima semana!!!!!

JB disse...

boa lista... e Mystic River é o melhor Clint.

Obrigado pelo desafio...
vou fazê-l a hj

abraço
Joao (Revolta da Pipoca)

Red Dust disse...

Ena... novo nick!!!!! :)

Obrigado por aceitares o repto. Estou curioso para ver, então, as tuas escolhas.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...