SINGULARIDADES DE UMA RAPARIGA LOURA

Estreia nacional: 30.04.2009



"Singularidades De Uma Rapariga Loura"
Comédia/Drama
Portugal/Espanha/França, 2009
Realização: Manoel de Oliveira
Actores: Catarina Wallenstein, Rogério Samora, Leonor Silveira, Ricardo Trêpa, Miguel Guilherme, Luís Miguel Cintra, Carlos Santos, Diogo Dória, Paulo Matos, Filipe Vargas, Júlia Buisel, Glória de Matos, Rogério Vieira
Cor
64 minutos


Macário ocupa o lugar de contabilista do armazém do tio Francisco, em Lisboa. É o seu primeiro emprego. Do outro lado da rua habita Luísa Vilaça, a rapariga loura por quem logo se apaixona perdidamente. Quer casar-se com ela. De imediato. Acabou de a conhecer, mas não pode esperar. O tio discorda, despede-o e expulsa-o de casa.

Macário vai contando estas atribulações amorosas a uma senhora desconhecida, numa viajem de comboio a caminho do Algarve. Continuando a história, parte mas leva a certeza de que não desistirá da amada - o que pode um tio contra o mais genuíno amor? Segue para Cabo Verde, onde consegue enriquecer. Quando volta, tem já a aprovação de Francisco para o casamento. Vai, finalmente, desposar Luísa Vilaça. Que mais poderia desejar? É só então que descobre a “singularidade” do carácter da noiva. Uma extraordinária adaptação do conto original de Eça de Queiroz.

Texto: Indie Lisboa

2 comentários:

AddCritics disse...

Por acaso quero ir ver este filme. Mas como sempre vou com reservas.

Já vi bons filmes do Manoel de Oliveira e já vi filmes péssimos. O pior filme que vi em 2008 foi Cristóvão Colombo o Enigma.

Vou tentar não elevar as minhas expectativas, e espero que seja um bom filme.

Red Dust disse...

Tenho uma opinião muito semelhante à tua em relação ao filme e a Manoel de Oliveira. Por outro lado, nem sou um fã acérrimo do realizador nem sou daqueles que ache que os seus filmes são simples aborrecimentos.

Manoel de Oliveira fez belíssimos filmes - comece-se, desde logo, por 'Aniki-Bóbó' - e outros de que não gosto mesmo, mas respeito o seu conceito de cinema.

Curiosamente para mim 'Cristóvão Colombo - O Enigma' é uma abordagem interessante pelas origens de Colombo. Uma pequena lição de história. Com meios financeiros tão reduzidos, seria difícil fazer melhor, pois até Manoel de Oliveira participou como actor por não haver verba disponível para contratar alguém para o papel.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...