ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE MORRESTE / Before The Devil Knows You're Dead



"Before The Devil Knows You're Dead"
Thriller
EUA/Grã-Bretanha, 2007
Realização: Sidney Lumet
Actores: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Marisa Tomei, Albert Finney, Michael Shannon, Amy Ryan
Cor
111 minutos


Os irmãos Andy e Hank atravessam uma grave crise financeira e pessoal. As dívidas acumulam-se, os casamentos são mal sucedidos e as suas carreiras estão longe de ser o que desejariam. Andy quer que ambos tenham a oportunidade de começar de novo. Por isso tem a ideia, aparentemente fácil de concretizar, de assaltar a joalharia dos pais. Apesar das hesitações de Hank, o assalto concretiza-se, mas tudo corre mal. O envolvimento de um terceiro elemento, sem o conhecimento de Andy, deita tudo a perder. Não só é morto no local, como deixa às portas da morte a mãe dos dois irmãos. O pai, de forma perturbada, só pensa na vingança, sem saber que os filhos são os responsáveis...



A minha classificação: 9/10

7 comentários:

Tiago Ramos disse...

Tenho muita curiosidade em ver este filme...

Anderson Siqueira disse...

Com o experiente diretor Sidney Lumet ("Uma Estranha Entre Nós") de 84 anos no comando, "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" prima pela boa narrativa e pelas ótimas atuações. Ethan Hawke ("Assalto à 13ª DP") como Hank e Albert Finney ("O Ultimato Bourne") como Charles estão muito bem. Mas quem rouba a cena mais uma vez com uma interpretação fenomenal é Philip Seymour Hoffman ("Capote") na pele do antagonista Andy. O roteiro, escrito por Kelly Masterson, é criativo e dinâmico, porém cansa pela insistência de cenas bastante semelhantes. As locações, por sua vez, são simples e satisfatórias. O filme foi todo rodado em terras estadunidenses. A fotografia de Ron Fortunato ("Em Nome da Honra") é outro ponto positivo na produção. Já a trilha sonora é repetitiva e deixa a desejar. A produção foi composta pelos poucos conhecidos Michael Cerenzie (“Ruas Selvagens”), William S. Gilmore (“O Jogador”), Brian Linse e Paul Parmar. “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" foi indicado a 2 prêmios Independent Spirit Awards (Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro de Estréia) e foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007. Um longa que distrai a platéia durante seus quase 120 minutos de duração, mas que não sai da mediania. Simplesmente um bom filme.

NOTA (0 a 5): 3,5
***

Dragão Voador disse...

É um excelente filme. A realização é muito ágil e beneficia de um argumento apurado até ao tutano.

Hugo disse...

Estou na fila para assistir, Lumet tem um bela carreira com filmes fortes.

Abraço

Red Dust disse...

Tiago: a ver sem dúvida.

Anderson: concordo que Philip Seymour Hoffman praticamente domina o filme. No entanto, a dinâmica imposta por Lumet faz com que tenhamos mais que um simples bom filme.

Dragão: essa agilidade transmitida até daria a entender que o realizador seria um homem com metade da idade de Lumet.

Hugo: é outro filme forte do realizador. Não podes falhar.

Fiquem bem!!!!!

Anónimo disse...

Mais um filme que espero ver em breve! Gostaste bastante, Red. Quase que davas nota máxima.

Anita disse...

Um dos melhores trabalhos cinéfilos do ano passado!!adorei!!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...