A QUEDA - HITLER E O FIM DO TERCEIRO REICH / Der Untergang – Hitler Und Das Ende Des 3. Reichs



"Der Untergang – Hitler Und Das Ende Des 3. Reichs"
Drama/Guerra
Alemanha/Itália/Áustria, 2004
Realizador: Oliver Hirschbiegel
Actores: Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Corinna Harfouch, Ulrich Matthes, Juliane Köhler, Heino Ferch, Christian Berkel
Cor
150 minutos


Baseado nas memórias da secretária de Hitler, Traudl Junge, e na pesquisa do historiador Joachim Fest, o filme recupera os últimos 12 dias do ditador alemão.

A 20 de Abril de 1945, Hitler refugia-se num bunker situado sob a Chancelaria, em Berlim. Na superfície, os constantes bombardeamentos da artilharia russa anunciam a chegada do inimigo. A capital alemã encontra-se reduzida a escombros e os combates de rua começam. Apesar do esforço dos poucos soldados, ajudados pelas milícias populares e por crianças da Juventude Hitleriana, a derrota é inevitável.



A minha classificação: 9/10

7 comentários:

Roberto Simões disse...

Bruno Ganz tem aqui uma prestação fenomenal como Adolf Hitler. Brilhante. Dos melhores papéis jamais interpretados por um actor. O restante elenco está muito bem e a fotografia, os excelentes cenários e a qualidade inegável dos efeitos sonoros contribuem de forma decisiva para um filme cru e perfeito na recriação do ambiente de claustrofobia em torno do bunker do Führer e das tensões por entre as ruas de uma Berlim na iminência de cair. Em última análise, A QUEDA revela-se-nos como uma experiência verdadeiramente angustiante.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Caio disse...

Um dos melhores "filmes estrangeiros" da década.

Wally disse...

Excepcional. E a atuação de Ganz é monumental.

Nota 8.5

Red Dust disse...

Roberto: não que tenha visto muitos filmes de Bruno Ganz. Mas foi a sua interpretação que mais me impressionou e, sem dúvida, o melhor papel de um actor como Hitler. Também senti a 'falta de ar' que é transmitida ao espectador de forma muito realista. O filme mostra muito bem o climax final da loucura daquele homem e de quem o seguia. Que raio de tempos!!!!!

Caio: sem dúvida, mas ainda existiram alguns críticos portugueses a 'descascar' no filme. É o habitual.

Wally: monstruosa actuação para um dos maiores monstros do século XX.

Abraços.

Hugo disse...

Já falaram tudo sobre a maravilhoso atuação de Ganz.
Red, como você escreve ter visto pouco do ator, recomendo os dois filmes dele com o diretor Wim Wenders. "Asas do Desejo" e "Tão Longe, Tão Perto", principalmente o primeiro.

Abraço

Red Dust disse...

Hugo: estão anotadas as dicas. Pelo menos 'Asas Do Desejo' já o deveria ter visto... :)

Abraço.

Gustavo disse...

Ganz é o Hitler definitivo das telas.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...