O LEITOR / The Reader



"The Reader"
Drama
EUA/Alemanha, 2008
Realização: Stephen Daldry
Actores: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross, Lena Olin, Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara
Cor
118 minutos


Em 1958, numa Berlim ainda profundamente marcada pela II Guerra Mundial, o jovem adolescente Michael Berg conhece, por acaso, uma revisora de eléctrico, Hanna, com quem irá ter um tórrido romance de Verão. Hanna tem o dobro da idade de Michael, o que não impede que a paixão dos dois se intensifique, com o pormenor de que Michael começa a ler as mais diversas obras para Hanna. Clássicos ainda mais motivadores para a relação.

Mas, de repente, Hanna desaparece sem deixar rasto, até que, passados oito anos, Michael, já um estudante de direito, reencontra-a como arguida num caso de crime de guerra. Hanna tinha um passado obscuro. Fora recrutada pelas SS como guarda para um campo de concentração. Michael assiste ao julgamento sem intervir, mesmo sabendo que poderia alterar a sentença final.

Trailer

A minha classificação: 8/10


14 comentários:

Ana disse...

É um bom filme com grandes interpretações. O final é muito triste!

é verdade, como tens tempo de ver tantos filmes? lol
Beijos

Anderson Siqueira disse...

As atuações ficaram todas acima da média. Kate Winslet está muito bem, mas a impressão é de que mais que conteúdo interpretativo, ela impactou mais pelas cenas de nudez. O estreante David Kross, na pele do jovem que é seduzido por Winslet, agrada e surge como futura promessa. Já o veterano Ralph Fiennes não tem muito espaço, portanto passa batido, sem surpreender nem decepcionar. Com um final satisfatório, vemos que o diretor Stephen Daldry - que estava longe das telonas a seis anos - fez um ótimo trabalho. O LEITOR pode ser definido como um filme simplista e cru.

NOTA (0 a 5): 4
****

Luíshttp://literaturaecinema.blog.terra.com.br/ disse...

Eu gostei do filme. Não esperava não gostar dele, porque a presença de Kate Winslet - uma das minhas atrizes preferidas - faz com que seja válido ao menos ver o filme.
No entanto, não vou supervalorizá-lo: gostei, mas não é nenhuma obra-prima; reassistiria a ele muitas outras vezes, porque é bom, porém certos tons estranhos dados ao filme não me agradaram.
Ralph Fiennes desaparece na presença de Winslet, muito boa. Winslet, embora muito eficiente, choca mais pela nudez do que pela interpretação e o roteiro faz com que sua personagem seja a mesma em termos psicológicos, mesmo que muitos anos tenham se passado. O Oscar errou duas vezes ao indicá-la por esse filme: primeiro, ela não é atriz em papel principal e sim coadjuvante; segundo, sua interpretação em Foi Apenas um Sonho está melhor que essa.
David Kross trabalha de maneira formidável e, ao compará-lo com Fiennes, percebemos que experiência não é tudo, afinal o jovem ator se destaca muito mais ao longo do filme.

Gostei do seu Blog. Não podia deixar de vir aqui comentar sobre O Leitor. Ao chegar aqui, vi o V ali em cima. Gostei mais ainda.
o/

analu disse...

Um dos filmes mais belos que já vi, o livro também é fantástico, o romance entre Hana Michael é tão interessante, e demasiadamente intrigante. Gosto do contexto histórico, acho tão doce quando Hana recebe as fitas na prisão, quando ela aprende a ler. O final é triste, porém doce, único.
Um abraço

Unknown disse...

Oi Red tudo bem?
Eu gostei muito desse filme, achei bem interessante e as atuações na minha opinião foram ótimas tb, além da história é claro. Beijos e um bom final de semana!

Tiago Ramos disse...

É um bom filme, mas o pedantismo de Stephen Daldry irrita-me. Além disso, a sobrevalorização deste filme fez com que Kate Winslet vencesse o Óscar pelo filme errado.

Red Dust disse...

Ana: outra forte interpretação de Kate Winslet. Aquela parte inicial em que a sua personagem destilava amargura previa que algo de trágico se tinha passado na sua vida. E, claro, muito bem acompanhada por David Kross. Creio que foi o primeiro título que vi com ele. Quanto aos filmes que vi, nem todos foram vistos recentemente. Por isso o avolumar de fitas vistas.

Anderson: um filme simplista, mas com uma grande complexidade inerente. A personagem de Kate mostra que o ser humano não é de uma linha recta no seu comportamento. Tanto pode ter coisas horríveis, como outras completamente sociáveis.

Luís: é um filme bem recomendável, mas é óbvio que não é um supra-sumo do cinema. Há, isso sim, algum atrevimento visual, que poderia fazer riscar a fita de alguns olhares mais púdicos. E pistas (muitas...) sobre a condição humana. Mas Stephen Daldry soube fazer o equilibrio necessário, na minha opinião. Quanto a mim Fiennes tem um papel algo apagado, sem grande margem de manobra para brilhar. Não me parece que pudesse fazer muito melhor.

Obrigado pela visita.

Fiquem bem!!!!!

Red Dust disse...

analu: o livro não li. Mas aquela relação, apesar de pouco longa temporalmente, é marcante. Aquele misto de entrega & cultura (se é que assim posso chamar...) transforma a tragédia de alguém em algo de belo.

Debor@h: olá, tudo bem? É bem fácil gostar da envolvência do filme, apesar de todos aqueles resquícios do nazismo. Algo que ainda deve trazer más recordações em Israel.

Tiago: Kate tem duas interpretações incríveis. Para mim é difícil escolher qual a melhor.

Fiquem bem!!!!!

Pedro Henrique Gomes disse...

Gostei de O Leitor, principalmente das interpretações do elenco, que está muito bem.

O Cara da Locadora disse...

É um filme lindo... Na verdade, mais filme do que Quem quer ser um milionário? ... Mas fazer o que? rs...

Red Dust disse...

Pedro: o elenco está bem dirigido. De qualidade.

Cara da Locadora: são filmes diferentes. A escolher também iria por este.

Abraços.

Robson Saldanha disse...

Me agradou mais do que a maioria, consegui sentir o propósito do filme, ele me encantou mesmo com os altos e baixos!

Wally disse...

Adoro a introspecção e a densidade de "O Leitor". E, claro, de seu elenco. Em especial, Winslet, óbvio.

Nota 8.5

ângela disse...

O filme imediatamente depois de ser visto parece muito bom, se pensarmos um bocadinho deixa muito a desejar. Infelimente.
Beijo*

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...