"Coisa Ruim"
Suspense
Portugal, 2006
Realização: Tiago Guedes e Frederico Serra
Actores: Adriano Luz, Manuela Couto, Sara Carinhas, Afonso Pimentel, João Santos, José Pinto, João Pedro Vaz, Orlando Costa, Paulo Branco
Cor
97 minutosUma família citadina e moderna recebe como herança uma casa numa pequena aldeia do interior. Com a casa, diz o povo, vem também uma maldição. É a aprendizagem que o preconceito nasce quase sempre da ignorância.
Uma família que tenta disfarçar várias rotas de colisão interna, que experiências desconhecidas vêm revelar e acelerar.
TrailerA minha classificação: 7/10
5 comentários:
“Os realizadores levam sugestões de medo para um campo do real, de um confronto entre a lógica e a crença. E todo esse processo é feito com distinção, sem precipitações e com uma precisão analítica (...) COISA RUIM, mesmo sem querer cortar com nada no cinema português, acaba por ser um tónico significativo de ideias novas.”
in Premiere
“No cômputo geral, uma surpreendente primeira obra, simultaneamente ambiciosa e consciente das suas limitações, revelando uma concepção de cinema já amadurecida e capaz de lidar com zonas complicadas do humano em confronto com o desconhecido.”
in Público
“O filme agrada, mas não encanta (...) fica, contas feitas, um trabalho simpático, que promete mais do que cumpre, mas que tem o indiscutível mérito de pôr o cinema português a falar - com alguma destreza - uma linguagem que lhe é pouco habitual: a do terror.”
in Expresso
“COISA RUIM não é totalmente eficaz, nem encontra o melhor desfecho, mas tem a seu favor o facto de não ser devoto aos códigos do género.”
in Expresso
“É, dentro dos seus limites, uma pequena surpresa, em particular por assumir sem complexos um género praticamente sem tradições entre nós: o do cinema fantástico na categoria do terror.”
in Expresso
Enviar um comentário