ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA / Blindness



"Blindness"
Thriller
Canadá/Brasil/Japão, 2008
Realização: Fernando Meirelles
Actores: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Yusuke Iseya, Yoshino Kimura, Danny Glover, Gael García Bernal, Sandra Oh, Maury Chaykin
Cor
116 minutos


Um surto misterioso começa a fazer efeito sobre uma grande cidade. Os seus habitantes ficam cegos sem saberem como. Só vislumbram uma espécie de mar branco à frente. Os primeiros infectados são colocados, sob quarentena, num hospital abandonado e sem condições. Deixados à sua triste sorte, o convívio de uma sociedade primitiva vem à tona para a maioria. A cada dia que passa as relações degradam-se e o caos é eminente. A esperança da mudança continua para a única pessoa que não padece do mal e que está naquela autêntica prisão. A esposa de um médico, que também ali está, tenta moralizar e normalizar as relações, mas o colapso está à porta...

Trailer

A minha classificação: 7/10


11 comentários:

Ana disse...

Ena tantos pontos! lol Eu dei 5 e já foi muito bem servido :p

Jackson disse...

Uma Obra-prima de Fernando Meirelles! Julianne Moore irradia talento em todas as cenas.

Gustavo H.R. disse...

Mais um exercício de linguagem do realizador que qualquer outra coisa. Mas é OK.

Tiago Ramos disse...

Eu dar-lhe ia facilmente 9 pontos. Acho uma adaptação soberba e uma excelente obra de realização. Julianne Moore está fantástica.

Red Dust disse...

Obrigado a todos pelos comentários.

Muito divididas as opiniões. É um filme que vai para a relação amor / ódio.

Quanto a mim, não li o livro, só avalio enquanto peça cinematográfica, até meio do filme pareceu-me tudo muito surreal, sem uma lógica à vista. Mas, depois, quando as peças finalmente começaram a encaixar, e uma certa moralidade veio à tona, 'Ensaio Sobre A Cegueira' conseguiu dar a volta ao texto e apresentar-se com fundamentos suficientes para não ser uma obra votada ao esquecimento. Em todo o caso, nunca o seria... :)

As interpretações são correctas. Julianne Moore, mais uma vez, brilha. Na realização, Meirelles timidamente tentou inovar. Não é o ponto forte do filme e aquela mistura com imagens reais de acidentes não resulta.

Fiquem bem!!!!!

pseudo-autor disse...

Sublime! Principalmente pra quem leu o livro do Saramago. Acho até que quem não leu fica com a opinião prejudicada. Meirelles mostra mais uma vez porque é um dos diretores brasileiros mais influentes no exterior.

Red Dust disse...

pseudo, Fernando Meirelles conseguiu ultrapassar as suas fronteiras e o estigma de não ser americano ou não ser um protegido de Hollywood. Tem tido uma carreira muito equilibrada. Porém, também sou da opinião que tem melhores realizações (e filmes...) que este 'Ensaio Sobre A Cegueira'.

Abraço.

Caio disse...

O pessoal daqui do Brasil superestimou. Achei fraco. Só estéticamente que o filme é incrível, o trabalho da direção. Isso é o que há de maravilhoso no filme.

Red Dust disse...

Caio, fico ali pela opinião do meio. Nem fraco, nem um trabalho maravilhoso da realização... :)

Abraço.

Bruno Soares disse...

Apenas razoável, concordo.

Red Dust disse...

Bruno, um razoável +... :)

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...