CONTACTO / Contact



"Contact"
Ficção
EUA, 1997
Realização: Robert Zemeckis
Actores: Jodie Foster, Matthew McConaughey, James Woods, John Hurt, Tom Skerritt, Angela Bassett, Rob Lowe
Cor
144 minutos


Depois de uma vida inteira à espera, a Drª. Ellie Arroway finalmente conseguiu provar que tinha razão. Da distante estrela Vega, uma mensagem chega à Terra e é detectada por Ellie.

Enquanto todos os países unem esforços para tentar descodificar a transmissão, o planeta enfrenta o mistério dividido entre a esperança e o medo.

Trailer

A minha classificação: 6/10

11 comentários:

Anónimo disse...

“Um bonito e intenso filme, bem ritmado e com excelentes interpretações”

in Expresso - Cinema PTGate

Cataclismo Cerebral disse...

Apesar de ter a Jodie Foster (que adoro), confesso que nunca vi este filme. Acho que nunca se atravessou no meu caminho...

Abraço!

Loot disse...

Faço minhas as palavras do Cataclismo, "nunca se atravessou no meu caminho", não sei bem porquê.

Abraço

Red Dust disse...

Foi um filme que não correspondeu às minhas expectativas.

Muito badalado, porém algo lento no desenvolver da história o que me foi fazendo perder o interesse.

Jodie Foster tem melhores trabalhos. Este não considero que seja um dos seus imprescendíveis.

Abraço aos dois.

Anónimo disse...

Vi este filme no cinema com alguma expectativa, mas foi um flop porque esperava algo de diferente e original. Fraquito.

Nota : 5

Red Dust disse...

paulo: quando os filmes são tão bem falados pela crítica e depois o espectador verifica que não é tanto assim, a tendência é mesmo para 'ver' o filme de forma negativa.

Como já tinha referido, defraudou as minhas expectativas.

Anónimo disse...

Eu sempre gostei de filmes de ficção científica, e talvez por isso seja bastante exigente.

Anónimo disse...

Ao contrário da generalidade do que li, considero este filme excelente. Nem sequer o coloco ao nível da ficção científica; e não creio ter sido essa a ideia dos criadores. É, antes de mais, uma história que nos coloca questões, ou, a QUESTÃO: quem somos e de onde viemos? Ou, o que somos... e tem um dos mais brilhantes diálogos que já me foi dado apreciar em cinema. Nunca lhe daria 6 em 10. Seguramente seria 9. Ah, e a Jodie Foster está brilhante, sim.

Red Dust disse...

Olá, António!!!!!

Não está em causa o nível de Jodie Foster, claro.

Pareceu-me que o filme se arrastou um pouco de forma escusada e com isso perdeu o impacto que os seus autores lhe pretenderiam dar.

Concordo que a mensagem que é formulada vai mais além do que a simples ficção científica.

Obrigado pela visita e opinião.

Abraço.

Anónimo disse...

Sem sombra de dúvida um filme espetacular, ng se esqueça que é um filme baseado num romance de um grande cientista "Carl Sagan" que produziu tb "Cosmos" e "O Cérebro de Broca", ambos exelentes. Possivelmente o público que não o achou um grande filme tende a gostar dos filmes sensacionalistas tipo "Armagedom" com Bruce Willys ou "O Abismo" (um pouco melhor) ou similares e esses sim uma desastre em termos cientificos. O filme "Contacto" tenta explicar-nos de que forma poderia-mos fazer uma viagem interestrelar e quando chegasse-mos ao destino que tipo de formas de vida iria-mos encontrar e como comunicar com elas, quanto a mim achei extraordinária a forma que Sagan imaginou, simplesmente Ellie "Jodie Foster" encontra-se inconsciente e através da mente os Veganos comunicam com ela com memórias de seu pai e terá sido esse facto que muito público não terá entendido, de que outra forma achamos que podemos comunicar com outras formas de vida? Acham que terão braços e pernas como nós? Que falam tipo robô? Realmente é dificil de imaginar-mos podendo ser uma forma tão avançada que não a reconhecemos como seres vivos à nossa escala de pensamento. Também a viagem em si foi bem imaginada. Sabe-se que à nossa escala de tempo de vida jamais poderemos viajar no espaço sem confiar-mos no que pressupôs Einstein, a curvatura do espaço/tempo com o aproximar de velocidades próximas da velocidade de propagação da luz. A nave (esfera) em queda ao passar no meio de um campo electromagnético fortíssimo iria ser catapultada para a velocidade de propagação da luz. Lembro muito do público que ainda hoje "2001 Odisseia no Espaço é, para muitos críticos um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Foi realizado em (note-se) 1968 pelo cineasta Stanley Kubrickum que para a maioria do público é uma "seca" sem acção e sem ritmo, este filme apenas tenta retratar da forma mais fiel como viajariam os humanos no espaço até chegarem a um monólito que emite ondas de rádio.
Em resumo, os bons filmes de ficção são os que relatam e reconstituem da melhor forma a nossa presença no espaço , como "Contacto" e o "2001- Odisseia no Espaço", os que nada provam em ter-mos científicos são aqueles tais como "Armagedom", "O Abismo", "Aliens" entre muitos outros, porém são estes que o grande público aplaude e acham "piada", mas enfim...

Anónimo disse...

O segredo do filme está neste diálogo:
Encontro do cego com o fulano da segurança nacional:
"prazer em cheirá-lo de novo!"
E logo a seguir para o amigo ( o teólogo) que o conduzia:
" ele tem ar de jogador de pólo, não achas? ".

Ah,ah,ah! O resto é só embrulho!

Mas o presente tem muita piada. Muita mesmo!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...